O metateatro no processo de formação teatral de crianças entre 08 e 12 anos
Resumo
Este texto versa, ainda que superficialmente, sobre o metateatro - o “Teatro cujaproblemática é centrada no teatro que “fala”, portanto, de si mesmo, se “auto-representa””
(PAVIS, 1999: 240) - como elemento pedagógico em si, introdutório das estruturas da
linguagem teatral, de uma maneira orgânica e estimulante, dentro de um processo de
formação em teatro de crianças entre 08 e 12 anos. Idade esta, justamente, que dá lugar à
transição entre um pensamento mais abstrato e um pensamento estrutural. Introduz-se aqui um pensamento voltado para o desenvolvimento de um aluno metacrítico, pois inserido num trabalho teatral lúdico e autoreflexivo, características próprias da atividade metateatral.
Referências
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Palestra proferida do 13 COLE-Congresso de Leitura do Brasil, UNICAMP, Campinas/SP, 2001.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
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SLADE, Peter. O Jogo Dramático Infantil. São Paulo: Summus, 1987.
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VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
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