O metateatro no processo de formação teatral de crianças entre 08 e 12 anos

  • Pedro Haddad Martins

Resumo

Este texto versa, ainda que superficialmente, sobre o metateatro - o “Teatro cuja
problemática é centrada no teatro que “fala”, portanto, de si mesmo, se “auto-representa””
(PAVIS, 1999: 240) - como elemento pedagógico em si, introdutório das estruturas da
linguagem teatral, de uma maneira orgânica e estimulante, dentro de um processo de
formação em teatro de crianças entre 08 e 12 anos. Idade esta, justamente, que dá lugar à
transição entre um pensamento mais abstrato e um pensamento estrutural. Introduz-se aqui um pensamento voltado para o desenvolvimento de um aluno metacrítico, pois inserido num trabalho teatral lúdico e autoreflexivo, características próprias da atividade metateatral.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Palestra proferida do 13 COLE-Congresso de Leitura do Brasil, UNICAMP, Campinas/SP, 2001.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

SLADE, Peter. O Jogo Dramático Infantil. São Paulo: Summus, 1987.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

_____. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação