Jogos teatrais no programa escola aberta: uma possibilidade de ressignificação do sujeito

  • Rose Mary Fraga Pereira

Resumo

O teatro é abordado, neste artigo, no Programa Escola Aberta, tendo como foco,
componentes importantes: a participação do ser e o espaço. Como suporte, foram utilizadas
as teorias de alguns autores como Freire (2002), Tinôco (2007), Koudela (2002), Boal
(2005), Huizinga (2004), Spolin (2003), Ryngaert (1996). De acordo com Stanislavsky, é
necessário que crianças, jovens e adultos habituem-se em olhar e ver, escutar e ouvir no
espaço teatral. “É evidente [...] que terão de aprender como olhar para as coisas e vê-las”
(grifo do autor). O olhar do indivíduo adquire extensão estética, quando possui um
procedimento de atenção, de convergência em relação à vida interior e ao mundo exterior.
Essa prática educacional possibilita, também, formar indivíduos autônomos, livres, críticos;
preocupados em promover mudanças na sociedade. A ideia que predomina em Teatro-
Educação é a que a criança é vista como um ser vivo, organizado, em desenvolvimento,
cujo potencial se torna real ou concreto, a partir do momento que seja dada a ela liberdade
de desenvolver-se em um meio descerrado à experiência. Objetiva-se a expressão livre do
seu pensamento criativo; ao contrário do teatro na ótica tradicional, que tinha somente a
função de predispor o espetáculo, e não se preocupava em formar o sujeito.

Referências

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Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação