A Pedagogia do Teatro em Processos Colaborativos: O caso do Grupo XIX de Teatro

  • Vicente Concilio

Resumo

A reflexão sobre a pedagogia do teatro na contemporaneidade não pode deixar de
analisar a relação estabelecida por coletivos teatrais, sobretudo aqueles vinculados ao modo
de criação colaborativo, e as possibilidades artístico-pedagógicas oriundas de seus
processos de composição cênica. A presente comunicação pretende, portanto, estabelecer
vínculos entre o projeto artístico do Grupo XIX e as citadas oficinas, analisando os
resultados e as intenções de cada processo, com o intuito de aprofundar o campo da
pedagogia do teatro, entendida aqui como a área epistemológica que estuda a natureza
pedagógica intrínseca à pesquisa da linguagem cênica e à formação do artista durante seu
processo de criação. Dessa forma, núcleos artísticos que optam por trabalhar juntos durante
períodos de tempo maiores eventualmente se debruçam sobre a relação de sua pesquisa
cênica com práticas pedagógicas.

Referências

ARAÚJO, A. “A Encenação no Coletivo: desterritorializações da função do diretor no processo colaborativo”. Tese (doutorado) – ECA-USP, SP, 2008.

GRUPO XIX DE TEATRO. Hysteria/Hygiene. São Paulo: Corprint, 2006.

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GRUPO XIX DE TEATRO. Arrufos (Programa do Espetáculo). 2008.

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KOUDELA, I.D. A Encenação Teatral Contemporânea como Prática Pedagógica. In: Urdimento – Revista do PPGT em Teatro da UDESC, n.10. Florianópolis, 2008.

MARQUES, Luiz Fernando. A Arte de contar histórias. In: GRUPO XIX DE TEATRO. Hysteria/Hygiene. São Paulo: Corprint, 2006.

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Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação