Estação cuba: considerações sobre formação e prática teatral

  • Vilma Campos dos Santos Leite

Resumo

A tese em andamento “Estações e Trilhos da Escola Livre de Teatro de Santo
André” (SP) – 1990/2000 trabalha a partir de uma formação teatral num espaço específico,
sem desvinculá-la de aspectos relevantes nessa linguagem artística que estão além de uma
realidade local. Dentre as problemáticas advindas dessa experiência na última década do
século XX, a da relação entre estado e teatro no Brasil. A configuração radical de Cuba,
levou a quatro meses de estágio nessa ilha. Apresento considerações na prática e na
formação teatral cubana, que de um lado se aproximam e de outro se distanciam do ponto
de partida no ABC Paulista.

Referências

BERGSON, E. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins fontes, 1990.

BONDIA, J.L. “Notas sobre a experiência e o saber da experiência”

www.anped.org.br/.../RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf, acesso em 08/10/2010.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação