A cidade, o erro e a dança: atualizações estéticas da presença

  • Janine Leal Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo consiste em um recorte da pesquisa de mestrado em Artes Cênicas pelo PPGArC/UFRN e aborda a temática do corpo que erra por meio da dança na cidade enquanto possibilidade de atualização estética do espaço. A linguagem de improvisação aparece aqui como um recurso compositivo cujos arranjos ocorrem no ato de sua apresentação pública, ou seja, seu caráter imprevisto é o mote para criação e organização de sequências no momento presente. Improvisar no movimento e errar pela cidade são atividades que contam com o acaso para atribuição de qualidades aos espaços e gestos, qualidades estas que não se estabilizam e constantemente recebem novas intenções e significados, são efêmeras e não têm um fim previsto devido ao caráter mutável dos atos de improvisar e errar. O corpo que erra, por sua vez, é vivo, estesiológico e atento. Conta com seus sentidos e percepção para criar em tempo real. Tomando como metodologia a Fenomenologia merleaupontyana, tem-se a relevância deste em proporcionar discussões sobre a vivência estética da cidade pelo erro em forma de dança e sua possibilidade de criação de novas formas de compreender o espaço e o mundo.

Biografia do Autor

Janine Leal Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduada em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e estudante da Pós-Graduação em Artes Cênicas pela mesma instituição, nível Mestrado.

Referências

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. Tradução: Frederico Bonaldo - São Paulo: Editora G. Gili, 2013.

DAMÁSIO, Antônio R. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes: a arte de se perder na cidade. In: JACQUES, Paola Berenstein; JEUDY, Henry Pierre (Org.). Corpos e cenários urbanos: territórios urbanos e políticas culturais. Salvador: UDUFBA; PPG-AU/FAUFBA, 2006.

KASTRUP, Virgínia. SADE, Christian. Atenção a si: da auto-observação a autoprodução. Revista de Psicologia, maio-agosto: 16(2): 139-146. 2011.

LEAL, Patrícia Garcia. Amargo perfume: a dança pelos sentidos. Tese de doutorado em Dança. Instituto de artes, Universidade Estadual de Campinas, 2009.

LINKE, I. et al. Políticas dos espaços: desordem e emergências da performance. Revista Ouviouver, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 66-77 jan.| jun. 2017.

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. 1. Ed. – São Paulo: Digitexto, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia. Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dançar. Natal: IFRN, 2015.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Memória e presença: conexões para dançar e ensinar dança. In: VIEIRA, Marcílio de Souza; HADERCHPEK, Robson Carlos (Org.). Corpo e processos de criação nas Artes Cênicas. Natal, RN: EDUFRN, 2016.

SANDER, Jardel. Dança no cotidiano das cidades: poética-política dos corpos em movimento. CONGRESSO DA ABRACE- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 7., 2012, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Outurbo de 2012.

SANTOS, Carlinhos. Corpo em trânsito de sentidos. In: MÜLLER, Cláudia (Org.). Dança contemporânea em domicílio. Rio de Janeiro: Projéteis - Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais, 2012.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SITUACIONISMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3654/situacionismo. Acesso em: 13 nov. 2017. Verbete da Enciclopédia.

Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Cênicas na Rua