O problema das fontes para a historiografia do teatro

  • Paulo Marcos Cardoso Maciel Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O texto visa apresentar e discutir o problema das fontes para a historiografia do teatro partindo de alguns dos principais enfoques históricos (Marc Bloch, Michel de Certeau e Paul Veyne) a respeito do tema no século XX. Assim, procuramos identificar os distintos modos de pensar as fronteiras entre documento, fonte e acontecimento (fato) e, por sua vez, as perspectivas particulares de conceber a relação entre presente, passado e futuro, segundo a historiogafia em geral. Para considerar, finalmente, seus desdobramentos para a compreensão da noção especifica de fonte no âmbito da história do teatro.

Biografia do Autor

Paulo Marcos Cardoso Maciel, Universidade Federal de Ouro Preto
Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (2016-). Doutor (2009) e Mestre (2004) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro. Graduação em História (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BLOCH, Marc. Introdução à história. Tradução de Maria Manuel e Rui Grácio. Sintra: Publicações Europa-América, 1987.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

DIDI-HUBERMAN. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução Vera Casa Nova e Márcia Árbex. Belo Horizonte: UFMG, 2015.

DORT, Bernard. A representação emancipada. Sala Preta, São Paulo, vol. 13, n. 1, jun 2013, p. 47-55.

FARGE, Arlette. Lugares para a história. Tradução Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2011.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução: Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Tradução Guilherme João de Freitas Teixeira com a colaboração de Jaime A. Clasen. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. Figuras da história. Tradução Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história; Foucault revoluciona a história. Tradução de Alba Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. Brasília: Ed. UNB, 2008.

Publicado
2019-05-08
Seção
Mesas Temáticas