Laboratório da cena Clowns de Shakespeare e laboratório da cena de Parnamirim: experiências de formação em teatro de grupo

  • Diogo de Oliveira Spinelli Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

No presente artigo, as duas principais atividades formativas desenvolvidas atualmente pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal/RN) – o Laboratório da Cena Clowns de Shakespeare e o Laboratório da Cena de Parnamirim – terão seus processos criativos e pedagógicos analisados de forma comparativa. Apesar de ambas as atividades se constituírem como projetos permanentes do coletivo potiguar, cada uma delas busca atender a demandas e objetivos específicos. O Laboratório da Cena Clowns de Shakespeare caracteriza-se por ser uma atividade pontual, com duração de duas semanas, e por possuir como objetivo principal a concretização de um espaço de investigação compartilhado entre o grupo e artistas profissionais ou em formação advindos de todas as partes do Brasil e da América Latina; por sua vez, o Laboratório da Cena de Parnamirim configura-se como uma atividade continuada de formação inicial à linguagem teatral, possuindo turmas com duração de um ano de curso,  e tem como público principal jovens alunos que pretendem ingressar ou que ingressaram recentemente no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para além de traçar um histórico de ambas as atividades, iniciadas em 2016 e 2015, respectivamente, neste artigo procura-se identificar de que modo, a despeito das diferenças entre os dois projetos e das especificidades de cada uma de suas edições, a condução coletivizada proposta pelos Clowns de Shakespeare aponta para uma pedagogia que possui como eixo principal a vivência de uma experiência que se aproxime dos conceitos do chamado teatro de grupo.

Biografia do Autor

Diogo de Oliveira Spinelli, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor substituto do Departamento de Artes, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

CLOWNS DE SHAKESPEARE. Laboratório Clowns. Disponível em:

http://praticaepensamento.wordpress.com/. Acesso em 16 nov. 2018.

REVISTA BALAIO. Natal: Publicação independente do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, n. 04, jul. 2016.

SPINELLI, Diogo. O teatro de grupo e a relação com encenadores convidados

na formação, profissionalização e manutenção do Grupo de Teatro Clowns de

Shakespeare. 2016. 361 f. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade

Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. São Paulo: 2016.

SPINELLI, Diogo. Laboratório Clowns de Shakespeare: experimento para a criação dan Escola Livre de Natal-RN. In: Anais [da] Jornada de Pesquisa em Arte PPG/IA UNESP 2015. São Paulo, p.1018-1024, set. 2015.

Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas