O corpo mitológico nas danças brasileiras: uma proposta metodológica de poética cênica

  • Gabriela Di Donato Salvador Santinho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo é um desdobramento de um projeto de pesquisa institucional desenvolvido pela autora na universidade onde leciona-Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - e tem como objetivo principal descrever uma possível metodologia de pesquisa prática em dança a partir da ocorrência da teoria do corpo mitológico nas práticas de composição inspiradas poeticamente nas danças populares brasileiras.  A autora - que ministra a disciplina de “Danças Brasileiras” e é coordenadora do grupo de pesquisa em danças brasileiras “Renda que Roda” - busca instigar os acadêmicos deste curso e os integrantes do grupo de pesquisa a efetivar a construção de um corpo cênico a partir da estruturação corporal atravessada pelas poéticas mitológicas identificadas nas manifestações populares de danças brasileiras e em laboratórios práticos de criação - que se dão segundo os pressupostos dos estados alterados de consciência. Estes últimos são estudados amplamente pela autora e consistem em estados psicofísicos em que as imagens e sensações corporais regem a criação e a composição cênica, deixando que imagens mitológicas ganhem movimento no corpo do dançarino. Esse artigo ainda busca legitimar as danças populares brasileiras como inspiração poética e pedagógica na formação de artistas docentes.

Biografia do Autor

Gabriela Di Donato Salvador Santinho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Doutora em Artes da Cena, pesquisadora,  coreógrafa e dançarina.

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Publicado
2019-05-09
Seção
Mito, Imagem e Cena