Decolonialidade e dramaturgia contemporânea antropofágica no intercâmbio com o Odin Teatret
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar elementos de pós-colonialidade no intercâmbio iniciado na década de 1970 até 1990, ocorrido entre o Odin Teatret, sediado na Dinamarca e países latino-americanos, observando a influência recebida pelo grupo europeu ao tomar contato com a realidade dos grupos latino-americanos. O que se pode observar é que a dramaturgia dos espetáculos do Odin Teatret possui a influência latino-americana, mostrando que o grupo não somente influenciou a cena latino-americana, como também foi influenciado por ela. Acredita-se que este intercâmbio profícuo e conflituoso pode ter instigado mudanças na condução dos estudos teatrais e práticas estéticas do grupo dinamarquês em suas incursões pelo mundo. Para observar como se deu este intercâmbio observo os registros realizados durante os encontros de teatro desde a década de 1970 até 1990, em especial dos grupos participantes do Festival de Caracas (1976), além de registros dos atores europeus. Para um olhar decolonial deste intercâmbio, se apoia nos estudos de autores como Anibal Quijano, Madina Tlostanova, Santiago Castro-Gomez, Ramón Grosfoguel e Walter Mignolo.
Referências
AMARAL, João do. Arte decolonial. Pra começar a falar do assunto ou: aprendendo a andar pra dançar. Revista-rede de Estudos Sociais Ibero América Social. 18 de agosto de 2017. Em: https://iberoamericasocial.com/arte-decolonial-pra-comecar-falar-do-assunto-ou-aprendendo-andar-pra-dancar/
BARBA, Eugenio. Teatro. Solidão, ofício, revolta. Tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. Brasília: Teatro Caledoscópio/ Editora Dulcina, 2010.
BARBA, Eugenio. SAVARESE, Nicola. I Cinque Continenti del Teatro. Fatti e legende dela cultura materiale dell’attore. Italia: Edizioni di Pagina, 2017.
CASTRO-GOMEZ, Santiago e GROSFOGUEL, Ramón (org.). El Giro Decolonial: reflexiones para uma diversidade epistémica más allá del capitalismo global. Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Etudos Sociales Contemporaneos y Pontifícia Universidad Javeriana, Instituto Pensar: Colômbia, 2007.
CHRISTOFFERSEN, Erik Exe. The Actor’s Way. London: Routledge, 1993.
DE SANCTIS, Arianna Berenice - Venezuela 1976: o encontro entre o Odin Teatret e os Yanomamis R. bras. est. pres., Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 179-197, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca
MARIZ, Adriana. A Ostra e a Pérola. São Paulo, Perspectiva: 2007.
MASGRAU, Lluís. Cuatro Preguntas y três diálogos: La obra escrita de Eugenio Barba. Revista Poiésis, nº28, p. 43-56, Dezembro de 2016.
--------------------. El Odin Teatret y latinoamérica: las dos orillas del rio. Máscara, Año 4 nº 19-20, Out. 94-Out. 95, Edición Especial de homenaje. Escenologia, A.C. México.
MIGNOLO, Walter. “Aiesthesis decolonial”. CALLE14, volumen 4, número
, enero – junio de 2010.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2005.
RASMUSSEN, Iben Nagel. O Cavalo Cego. Diálogos com Eugenio Barba e outros escritos. São Paulo: É Realizações Editora, 2016.
TLOSTANOVA, Madina. “La Aesthesis Trans-Moderna en La Zona
Fronteriza Eurasiática y el Anti-Sublime Decolonial”. Calle 14. Revista de
Investigación en el campo del Arte. Volume 5, 2011.
WATSON, Ian. Negotiating Cultures, Eugenio Barba and the Intercultural Debate. Manchester: Manchester University Press, 2002.