Danças hebraicas de louvor: performance ritual do corpo como território sagrado das “forças ocultas” da Cabala, a árvore da vida

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa doutoral em andamento, no campo das Artes, acerca das Danças Hebraicas de Louvor, coreografias contemporâneas transmitidas por meio da pedagogia das Danças Circulares Sagradas. As coreografias compõem o repertório de doze danças do trabalho autoral da dançarina e coreógrafa Frida Zalcman. Essas danças ou orações corporais são a “tradução” dançada das orações cantadas na Sinagoga da Congregação Judaica do Brasil, no Rio de Janeiro, onde Frida é adepta. Neste trabalho preparatório, será premente reconhecer os elementos característicos das simbologias na prática das Danças Hebraicas de Louvorque será decodificada e lida por meio da concepção de performance ritual como território sagrado do corpo. Esta investigação se insere num estudo mais amplo acerca das chamadas orações corporais, norteadas, neste caso específico, pelos preceitos da Cabala, a Árvore da Vida, levando-se em consideração seus quatro mundos e suas emanações energéticas (sefirót). A Antropologia da Dança é o campo teórico e metodológico que possibilita observar e compreender a “dança” – movimentos, passos, gestos, expressividade, simbolismos, entre outros elementos – em sua relação com o contexto no qual ela é transmitida e ritualizada (ambiente das Danças Circulares Sagradas). Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico e autoetnográfico, cujo trabalho de campo está em fase inicial. 

Biografia do Autor

Ana Claudia Pinto da Costa, Universidade Federal do Pará
Doutoranda no programa de Pós graduação em Artes.

Referências

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Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança