Transversalidades entredança e arquitetura

  • Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este trabalho é um dos frutos da pesquisa de doutorado realizada no PPGAC/UFBA (2014-2018), que constituiu uma perspectiva coreológica da obra da arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid, tomando-a como inspiração para a investigação coreográfica. A pesquisa seguiu a abordagem da Prática como Pesquisa, nela foram exercidas transversalidades entre as instâncias corpo dançante, escrita, teoria, prática, análise e criação e entre as áreas de conhecimento da dança, arquitetura, filosofia e artes visuais e seu motor foi a investigação coreográfica Contraespaço. Na pesquisa procurei revelar seu aspecto processual e valorizar o campo da dança como articulador de relações interartísticas e interdisciplinares. Na esteira da investigação coreográfica, vários tipos de relações entre dança e arquitetura foram desvendadas, constituindo uma revisão contextual, ou seja, uma espécie de revisão literária, porém, de campos e práticas expandidos. Exponho-a no presente trabalho. Uma das primeiras relações desvendadas foi a formação de Rudolf Laban, um dos principais autores que informaram o trabalho, em arquitetura e artes plásticas, o que influenciou sobremaneira o desenvolvimento dos Estudos Coreológicos, principalmente a Corêutica, ou seja, o estudo da Harmonia Espacial. Partindo dessa relação, agrupei cinco categorias de relações entre dança e arquitetura: coreógrafos(as) que se inspiraram na arquitetura para informar seu trabalho como um todo ou em determinadas obras; arquitetos(as) que procuraram e se inspiraram na dança e outras artes cênicas para desenvolver suas pesquisas em arquitetura; coreógrafos(as)/companhias que encomendaram colaborações de arquitetos(as) para determinadas obrasde dança; arquitetos que encomendaram colaborações de coreógrafos; produções teóricas a partir de transversalidades entre dança e arquitetura. De cada categoria apresento alguns nomes e respectivas práticas.

Biografia do Autor

Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda, Universidade Federal de Pernambuco
Professor Adjunto do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretor do grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BIREN, Ashley. Designing with dance: the link between architecture and dance. Pôster. Academy of Neuroscience for Architecture's First Annual Conference, Salk Institute for Biological Studies, 2012. Disponível em: http://www.anfarch.org/wp-content/uploads/2013/11/BirenPoster.pdf. Acessado em: 19 maio 2017.

BOYARSKY, Alvin. Interview: Alvin Boyarsky Talks with Zaha Hadid. In: CELANT, Germano; RAMÍREZ-MONTAGUT, Mónica (org.). Zaha Hadid. Catálogo de exposição do Guggenheim Museum, New York. New York: Guggenheim Museum Publications, 2008.

BRIGINSHAW, Valerie. Dance, Space and Subjectivity. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.

BROWN, Carol. Thinking Moving Beyond the Box. Keynote speech, Practice as Research in Performance Conference: University of Bristol, UK, 2004. Disponível em: www.carolbrowndances.com. Acessado em: 24 abr. 2017.

FORSYTHE, William. The Books of Groningen. In: William Forsythe Website. Disponível em: http://www.williamforsythe.com/installations.html?&no_cache=1&detail=1&uid=36. Acessado em: 24 maio 2017.

GOLDBERG, Roselee. Dancing about Architecture. In: BETSKY, Aaron et al. Scanning: The Aberrant Architectures of Diller + Scofidio. Nova York: Whitney Museum of American Art, 2003.

GRAY, Carole. Inquiry through practice: developing appropriate research strategies. In: No Guru, No Method?. Helsinki: UIAH, 1996.

HADID, Zaha. Zaha Hadid 2004 Laureate Acceptance Speech. The Pritzker Architecture Prize. 2004. Disponível em: http://www.pritzkerprize.com/2004/ceremony_speech1. Acessado em: 13 maio 2014.

HUANG, Emily Rai-Pi. Body in Space: the sensual experience of architecture and dance. Dissertação de mestrado. Massachussets Institute of Technology, Cambridge, 1991.

LABAN, Rudolf. Choreutics. Alton: Dance Books, 2011.

LENTZ, Linda C. Pas de Deux. In: Architectural Record. Setembro 2010, Vol. 198, Nº 9, p. 70-70. Disponível em:

http://web.a.ebscohost.com/ehost/delivery?sid=6326c44d-32f...1%26hid%3d4104%26bdata%3dJnNpdGU9ZWhvc3QtbGl2ZQ%253d%253d. Acessado em: 06 jun. 2017.

MATTINGLY, Kate. Deconstructivists Frank Gehry and William Forsythe: de-signs of the times. In: Dance Research Journal. Vol. 31, nº 1. University of Illinois Press. Primavera 1999, pp. 20-28.

MERRIMAN, Peter. Architecture/dance: choreographing and inhabiting spaces with Anna and Lawrence Halprin. In: Cultural Geographies. v. 17, n. 4, out. 2010, pp. 427-449.

MOELLER, Martin. Architecture & Dance: Intersections & Collaboration – An Interview with Frances Bronet. In: Blueprints Winter 2006-07.

PRESTON-DUNLOP, Valerie. Rudolf Laban: an extraordinary life. Londres: Dance Books, 1998.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. The Corporeal Turn: an interdisciplinary reader. Exeter e Charlottesville: Imprint Academic, 2009.

SPIER, Steven (ed.). William Forsythe and the Practice of Choreography: it starts from any point. Londres e Nova York: Routledge, 2011.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança