Transversalidades entredança e arquitetura
Resumo
Este trabalho é um dos frutos da pesquisa de doutorado realizada no PPGAC/UFBA (2014-2018), que constituiu uma perspectiva coreológica da obra da arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid, tomando-a como inspiração para a investigação coreográfica. A pesquisa seguiu a abordagem da Prática como Pesquisa, nela foram exercidas transversalidades entre as instâncias corpo dançante, escrita, teoria, prática, análise e criação e entre as áreas de conhecimento da dança, arquitetura, filosofia e artes visuais e seu motor foi a investigação coreográfica Contraespaço. Na pesquisa procurei revelar seu aspecto processual e valorizar o campo da dança como articulador de relações interartísticas e interdisciplinares. Na esteira da investigação coreográfica, vários tipos de relações entre dança e arquitetura foram desvendadas, constituindo uma revisão contextual, ou seja, uma espécie de revisão literária, porém, de campos e práticas expandidos. Exponho-a no presente trabalho. Uma das primeiras relações desvendadas foi a formação de Rudolf Laban, um dos principais autores que informaram o trabalho, em arquitetura e artes plásticas, o que influenciou sobremaneira o desenvolvimento dos Estudos Coreológicos, principalmente a Corêutica, ou seja, o estudo da Harmonia Espacial. Partindo dessa relação, agrupei cinco categorias de relações entre dança e arquitetura: coreógrafos(as) que se inspiraram na arquitetura para informar seu trabalho como um todo ou em determinadas obras; arquitetos(as) que procuraram e se inspiraram na dança e outras artes cênicas para desenvolver suas pesquisas em arquitetura; coreógrafos(as)/companhias que encomendaram colaborações de arquitetos(as) para determinadas obrasde dança; arquitetos que encomendaram colaborações de coreógrafos; produções teóricas a partir de transversalidades entre dança e arquitetura. De cada categoria apresento alguns nomes e respectivas práticas.Referências
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BIREN, Ashley. Designing with dance: the link between architecture and dance. Pôster. Academy of Neuroscience for Architecture's First Annual Conference, Salk Institute for Biological Studies, 2012. Disponível em: http://www.anfarch.org/wp-content/uploads/2013/11/BirenPoster.pdf. Acessado em: 19 maio 2017.
BOYARSKY, Alvin. Interview: Alvin Boyarsky Talks with Zaha Hadid. In: CELANT, Germano; RAMÍREZ-MONTAGUT, Mónica (org.). Zaha Hadid. Catálogo de exposição do Guggenheim Museum, New York. New York: Guggenheim Museum Publications, 2008.
BRIGINSHAW, Valerie. Dance, Space and Subjectivity. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.
BROWN, Carol. Thinking Moving Beyond the Box. Keynote speech, Practice as Research in Performance Conference: University of Bristol, UK, 2004. Disponível em: www.carolbrowndances.com. Acessado em: 24 abr. 2017.
FORSYTHE, William. The Books of Groningen. In: William Forsythe Website. Disponível em: http://www.williamforsythe.com/installations.html?&no_cache=1&detail=1&uid=36. Acessado em: 24 maio 2017.
GOLDBERG, Roselee. Dancing about Architecture. In: BETSKY, Aaron et al. Scanning: The Aberrant Architectures of Diller + Scofidio. Nova York: Whitney Museum of American Art, 2003.
GRAY, Carole. Inquiry through practice: developing appropriate research strategies. In: No Guru, No Method?. Helsinki: UIAH, 1996.
HADID, Zaha. Zaha Hadid 2004 Laureate Acceptance Speech. The Pritzker Architecture Prize. 2004. Disponível em: http://www.pritzkerprize.com/2004/ceremony_speech1. Acessado em: 13 maio 2014.
HUANG, Emily Rai-Pi. Body in Space: the sensual experience of architecture and dance. Dissertação de mestrado. Massachussets Institute of Technology, Cambridge, 1991.
LABAN, Rudolf. Choreutics. Alton: Dance Books, 2011.
LENTZ, Linda C. Pas de Deux. In: Architectural Record. Setembro 2010, Vol. 198, Nº 9, p. 70-70. Disponível em:
http://web.a.ebscohost.com/ehost/delivery?sid=6326c44d-32f...1%26hid%3d4104%26bdata%3dJnNpdGU9ZWhvc3QtbGl2ZQ%253d%253d. Acessado em: 06 jun. 2017.
MATTINGLY, Kate. Deconstructivists Frank Gehry and William Forsythe: de-signs of the times. In: Dance Research Journal. Vol. 31, nº 1. University of Illinois Press. Primavera 1999, pp. 20-28.
MERRIMAN, Peter. Architecture/dance: choreographing and inhabiting spaces with Anna and Lawrence Halprin. In: Cultural Geographies. v. 17, n. 4, out. 2010, pp. 427-449.
MOELLER, Martin. Architecture & Dance: Intersections & Collaboration – An Interview with Frances Bronet. In: Blueprints Winter 2006-07.
PRESTON-DUNLOP, Valerie. Rudolf Laban: an extraordinary life. Londres: Dance Books, 1998.
SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. The Corporeal Turn: an interdisciplinary reader. Exeter e Charlottesville: Imprint Academic, 2009.
SPIER, Steven (ed.). William Forsythe and the Practice of Choreography: it starts from any point. Londres e Nova York: Routledge, 2011.