O riso e o tempo: dispositivos de criação na cena e na quadrilha amazônica.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões, elaboradas a partir de estudo bibliográfico, procurando estabelecer campos de contatos entre as práticas culturais da quadrilha no Acre, realizadas na atualidade, e elementos presentes no teatro de revista brasileiro do fim do século XIX. Para efeito de nossas análises, destacam-se especificamente o cenário espetacular do casamento na roça, constituído no interior das quadrilhas acreanas, e a tipificação de personagens presentes no teatro de revista. Consideram-se dois eixos de discussão que movimentam nossos olhares para o objeto estudado, a saber: o riso e o tempo como dispositivos de criação e aprendizagem da prática espetacular. Constrói-se no trabalho a ideia de que as quadrilhas acreanas herdam dos modelos de tipificação de personagens do teatro de revista, por sua semelhança no que se refere ao acesso ao riso e o tempo cênico, elementos para sua construção poética, em um processo de hibridização de contextos e de atualização dos elementos cênicos. Para tanto, lançamos o olhar da etnocenologia no que tange à definição de manifestação espetacular compreendida como prática interativa e extra cotidiana, assim como dialogamos com outros autores que contribuem para nossas reflexões, como Bergson, Foucault e Veneziano.

Biografia do Autor

Andréa Maria Favilla Lobo, Universidade Federal do Acre

Professora adjunta. UFG; pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais; Bolsa CAPES-PNPD. Universidade Federal do Acre.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

COELHO, Jonas Gonçalves. Ser do tempo em Bergson. Interface: comunicação, saúde e educação, São Paulo, v. 8, n. 15, p. 233-46, mar/ago, 2004.

URBANA, Legião& RUSSO, Renato. Composição e interpretação. Disponível em:

https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/22489/. Acesso em: 09 nov. 2018.

VELOSO, Caetano & CAMPOS, Haroldo. Interpretação e poema. Disponível em:

https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44710/. Acesso em: 09 nov.20

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. São Paulo: Sesi editora, 2013.

Publicado
2019-05-08
Seção
Etnocenologia