Quantos “brasis” cabem no Brasil: mapeamento e pesquisa de campo a partir do método BPI

  • Flávio Campos Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Com o presente trabalho buscamos apresentar os conceitos e as ações que vêm sendo desenvolvidas em nossa pesquisa sediada na UFSM, cujo objetivo é realizar um mapeamento das manifestações culturais populares na região de Santa Maria/RS. Este mapeamento pretende viabilizar uma aproximação e a valorização das histórias, dos festejos e dos ritos locais, reconhecendo esses grupos populares como possuidores de “saberes e fazeres” valiosos e importantes para diversas áreas do conhecimento humano. Acreditamos que a concretização deste mapeamento permitirá que as matrizes de movimento, particulares destas manifestações, sejam estudadas e incluídas em nossas aulas e pesquisas sobre as Danças do Brasil. E, para além disso,  possibilitará o estabelecimento de uma rede de contatos com esses núcleos locais para que, futuramente, alunos-orientandos possam realizar pesquisas de campo dentro da proposta do BPI. Relataremos aqui, ainda que brevemente, o começo de nossas ações e as ramificações que já começam a surgir no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Biografia do Autor

Flávio Campos, Universidade Federal de Santa Maria
Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Professor Adjunto do Curso de Dança Bacharelado da UFSM. Doutor e Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP. Graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq).
Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Bailarina, Coreografa, Psicóloga e Professora Titular do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP. Doutora em Artes pela UNICAMP. Coordenadora e Diretora do Núcleo BPI e do Grupo de Pesquisa (CNPq) BPI e Dança do Brasil.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdos. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOURRIAUD, N. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009. (Coleção Todas as Artes) 151 p.

CAMPOS, Flávio. O método BPI e sua estética: noções advindas da análise de experiências processuais em artes da cena. 2016. 1 recurso online (291 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/320852. Acesso em: 16 nov. 2018.

CAMPOS, Flávio. Rede de Afetos: as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Campinas: Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Universidade Estadual de Campinas, 2012. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena). Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284379. Acesso em: 16 nov. 2018.

CAMPOS, F., RODRIGUES, G.E.F. O processo BPI e suas Especificidades Epistemológicas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 490-506, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/presenca. Acessado em: 16 nov. 2018.

GIBBS, G. Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa / coordenada por Uwe Flick).

HERWITZ, D. Estética: conceitos-chave em filosofia. Trad. Felipe Rangel Elizalde. Porto Alegre: Artmed, 2010. 200 p.

RODRIGUES, G. E. F. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284769. Acessado em 16 de nov. 2018.

RODRIGUES, G.E.F. Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997 (2005. 2ª ed.). 182 p.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança