Bia e Maria, mito-guia, via mitodologia: imersões ritualísticas na alquimia dos elementos

Resumo

Define a pesquisadora Luciana Lyra que a Mitodologia em Arte (2015) é um complexo de procedimentos de cunho mítico e ritualístico, que fomenta pulsões pessoais dos artistas para criações performáticas. O conjunto de procedimentos mitodológicos busca dar vazão a um Teatro das Profundidades, tendo como objetivo atingir as camadas abissais do inconsciente à conscientização. Na prática com alguns procedimentos da Mitodologia em Arte venho desenvolvendo uma performance a partir de ritos de minha avó Bibiana Maria da Conceição, mais conhecida como Bia Mulato, antiga artista da noite potiguar. Um dos procedimentos experimentados da Mitodologia em Arte foi a Alquimia dos Elementos, que segundo Lyra, tem a função de afeiçoar a relação entre o atuante e o mundo; entre o atuante e a máscara ritual de si mesmo, guiando, desta maneira, o pesquisador em estado de imersão performática para o centro de sua totalidade. Por meio do contato com os elementos água e ar, na prática da Alquimia dos elementos, pude aprofundar a relação com imagens arquetípicas alocadas em minha dimensão Feminina interior, que segundo Carl Gustav Jung, entende-se por energia Ânima (2000). Essa comunicação tem intenção de partilhar justamente a prática com este procedimento mitodológico e artetnográfico, de como o corrente traçado vem estimulando à criação.

Biografia do Autor

João Vítor Ferreira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGArC - UFRN).

Referências

ESTES, Clarissa Pinkola. A ciranda das mulheres sábias: ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

FEINSTEIN, KRIPPNER, David & Stanley. Mitologia Pessoal: a psicologia evolutiva do self. São Paulo: Cultrix, 1992.

GENNEP, Arnold van. Os Ritos de Passagem. Petrópolis: Vozes, 2011.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.

JUNG, Emma. Animus e Anima – São Paulo: Cultrix, 2006.

LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Mitodologia em Arte no cultivo do trabalho do ator: Uma experiência de f(r)icção. 2015. Relatório (Pós doutorado em Artes Cênicas), DEART, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN, 2015. (não publicado).

NUNESa, João Vítor Ferreira. “Ainda Sim, Se Parte”: performance, gênero e ânima. In: Anais eletrônico do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero (11.: 2017: Florianópolis, SC): [recurso eletrônico]: 13th. Women’s Worlds. Florianópolis, Santa Catarina (SC), p. 01 – 12, 2018.

NUNESb, João Vítor Ferreira. A jornada Artetnográfica na construção da performance Bia-Boa. In: v. 18, n. 1 (2017): Anais eletrônico da IX REUNIÃO CIENTÍFICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS | Diversidade de Saberes – As Artes Cênicas em Diálogo com o Mundo, Natal, (RN), p. 01 – 10, 2018.

NUNESc, João Vítor Ferreira. O desvelar da deusa-bruxa através da alquimia dos elementos: relatos de um corpo cavalgado pelo Feminino. In: Anais eletrônico do 3º Seminário Internacional Desfazendo Gênero: com a diferença tecer a resistência (2017). Campina Grande, Paraíba, p. 01 – 12, 2018.

NUNESd, João Vítor Ferreira. Lugar de escuta, lugar de fala feminina interior: uma imersão performática na história de Bia Mulato. In. Caderno de resumo do 8° edição do Seminário de Pesquisas em Andamento USP (2018). São Paulo (SP). p. 01 – 04, 2018.

Publicado
2019-05-09
Seção
Mito, Imagem e Cena