DANÇAS EM FRICÇÕES: DANÇAS E DESOBEDIÊNCIAS DO CORPO

Resumo

O artigo propõe abordar influências culturais na construção da dramaturgia dançada para aprofundar o estudo sobre a chamada Dança Afro Contemporânea, com recorte para as praticadas na cena artística. O objetivo deste artigo é estudar como criações artísticas podem estar imbricadas em associação direta com fios de memória e, como tais criações acabam por assumir uma certa identidade em dança, como opção descolonial. Logo, procuramos analisar processos e escolhas da dramaturgia do corpo e da cena. Nosso eixo de análise temática utiliza alguns princípios teóricos de Gilroy, Karenga, Mignolo e Puma de Ayala para aprofundar conceitos e processos de coreógrafos e criadores de dança que manifestam, em um nível mais profundo, um afro contínuo de princípios estéticos

Biografia do Autor

DENISE MANCEBO ZENICOLA, UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ZENICOLA MANCEBO, Denise. PhD. UFF Universidade Federal Fluminense. Diretora, Coreógrafa, Pesquisadora e Professora Ajunta. Departamento de Arte - IACS.

Referências

GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência. São Paulo, Rio de Janeiro, 34/ Universidade Cândido Mendes – Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

KARENGA, Maulana. Introduction to Black Studies. Mali: University of Sankore Press, 2002.

MARTINS, R. Hip Hop: o estilo que ninguém segura. São Paulo: ESETEC, 2005.

MAUSS, Marcel. As técnicas corporais in: Sociologia e antropologia - volume II. São Paulo: ed. E.P.U. e EDUSP, 1994.

MIGNOLO, Walter D. Desobediência Epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política in: Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: Literatura, língua e identidade. Rio de Janeiro: UFF, no 34, p. 287-324, 2008.

PUMA DE AYALA, Waman. Nueva crónica y buen govierno [1516]. Ed. John Murra e Rolena Adorno, México: Fondo de Cultura Econômica, 1982.

ROSAY, Madelaine. Dicionário de Ballet. Rio de Janeiro: Editora Max, 1979.

THOMPSON, Robert Farris. Flash of the Spirit: African and Afro-American Art and Philosophy. New York: Vintage Books, 1983.

ZENICOLA, Denise Mancebo. EROS VOLÚSIA Performance, poéticas criativas e afirmação identitária. In ARJ - Art Research Journal, v. 3, n. 2 Dança, Arte do Corpo e outros Corpos das Artes, 2016.

Sites:

https://pt.wikibooks.org/wiki/Parkour/O_que_%C3%A9_Parkour%3F

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amir_Haddad

https://pt.wikipedia.org/wiki/sankofa

https://pt.wikipedia.org/wiki/ubuntu

http://isikuro.tumblr.com/post/25579779303/after-2-and-a-half-years-50000-views-and-200

Publicado
2019-06-08
Seção
Estudos da Performance