Caminhadas, afetos e modos de existir na festa de São Marçal

  • Danielle de Jesus de Souza Fonsêca Secretaria de Estado do Maranhão

Resumo

O texto busca promover um diálogo sobre o corpo festivo presente na Festa de São Marçal ou Encontro dos Bois, como também é conhecida a festa que acontece anualmente no dia 30 de junho, no bairro do João Paulo, em São Luís – MA. O deslocamento, apesar de possuir um trajeto retilíneo, característico da configuração festiva do bairro, apresenta muitas curvas e encruzilhadas inventivas, poéticas, espetaculares e imagéticas, (des)mobilizando diversos territórios simbólicos que serão ressaltados nesta caminhada etnocenológica. A discussão que se pretende realizar é pensar como a caminhada reinventa modos de produzir existências, sobretudo como os corpos experimentam a cidade e atravessam as camadas densas e tensas, tornando a paisagem festiva um espaço de trocas afetivas e criação nômade. A poética desviante desses corpos que rompem e rasgam o território movente da rua é compreendida também pela lentidão e pausa, gerando estados de afeto que se desdobram em tantos outros. Esses fluxos caminhantes apontam para as possibilidades de existir na e com a festa de São Marçal como acontecimento que atravessa, transita e esbarra na vida como potência.

Biografia do Autor

Danielle de Jesus de Souza Fonsêca, Secretaria de Estado do Maranhão
UFPA. Secretaria de Estado do Maranhão, SEDUC.

Referências

ALBERNAZ, Lady Selma. O “urrou” do boi em Atenas: instituições, experiências culturais e identidade no Maranhão. Tese (Doutorado em Antropologia). Universidade Estadual de Campinas, 2004.

BARROS, Antônio Evaldo Almeida. O pantheon encantado: culturas e heranças étnicas na formação de identidade maranhense. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos). Universidade Federal da Bahia, 2007.

BRÍGIDA, Miguel Santa. O auto do Círio: festa, fé e espetacularidade. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 5, n1, Disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/download/12596/9777. Acesso em 5 de novembro de 2018.

CABRAL, Rafael. Artista-etnopesquisador e suas contribuições teoricometodologicas para o corpo em campo. Revista Repertório, Salvador, n 26, p. 110-116. Disponível em https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/17459/11399. Acesso em 23 de out de 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 5. São Paulo: Ed. 34, 1997b.

CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 2014..

FONSÊCA, Danielle de Jesus de Souza. Tem mascarado na festa de São Marçal: o brincante de Pai Francisco no Bumba meu boi em São Luís-MA. Dissertação (Mestrado em Arte). Universidade de Brasília, 2015.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. EDUFBA: Salvador, 2012.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo; razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2008.

Publicado
2019-05-08
Seção
Etnocenologia