O duplo na dramaturgia: propostas de análise

  • Ana Flávia Mendes Chaves Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar o duplo na dramaturgia, de modo a estudar peças do século XX que revolucionaram o teatro e trouxeram novas perspectivas estéticas. A pesquisa encontra-se em andamento, apresentando-se aqui, apenas, resultados preliminares. Nesse sentido, Beckett, com a peça O Improviso de Ohio (1980), articula o tema do duplo relacionando-o à vida e à morte. O dramaturgo Eugène Ionesco estruturou A Cantora Careca (1949) sobre o mesmo espectro, revelando os duplos de maneira clara em sua peça, de tal maneira que o espectador/leitor se perde na teia de fatos que envolve a história e os seus espelhamentos. Já Luigi Pirandello, com sua célebre obra Seis Personagens À Procura de um Autor (1921), tratou sobre o teatro através dele mesmo, apresentando a metadramaturgia e o duplo em suas peças. O dramaturgo induz à reflexão sobre as ações das pessoas, de modo que, na sua peça, personagens têm uma história não-vivida, mas escrita por um autor, fazendo alusão a um escritor definindo a história de todos, havendo, assim, uma analogia à realidade. Dito isto, é notável um paralelo com o real, evidenciando o duplo como importante ferramenta para o estilo de vida humano, sendo esse um objeto a ser estudado.  Nesse raciocínio, Clément Rosset (2008) identifica o duplo na realidade do ser humano, de modo a estabelecer as fronteiras do real diante de uma ilusão, sendo essa o duplo do real. Dessa maneira, o autor descreve os espelhamentos do cotidiano da sociedade. Sendo o duplo um conceito presente no cotidiano de todos, é possível reconhecê-lo no teatro, pois, segundo Portich (2012), as representações cênicas refletem as ações humanas no palco. Dessa maneira, entende-se que o duplo não é um conceito tangível, mas que ocorre mentalmente. Assim, para a definição e identificação do duplo foram utilizados os trabalhos de Otto Rank (2013), que explica essa concepção a partir da psicanálise. Sendo assim, o trabalho buscou definir e apresentar o duplo na dramaturgia, de maneira a comparar tais conceitos com a realidade, tendo em vista a função social do teatro ao ser o espelhamento do humano.

Biografia do Autor

Ana Flávia Mendes Chaves, Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Bolsista; PROPI - IFRN. COPEIN – IFRN Parnamirim; Professor Orientador; PROPI - IFRN.

Referências

ARRABAL, Fernando. Piquenique no Front (1952). Disponível em: https://retrateinterior.files.wordpress.com/2014/07/piquenique_no_front__fernando-arrabal.pdf. Acesso em: 10 out. 2018.

BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Tradução: Fábio de Souza Andrade. Editora Companhia das Letras, 2017.

BECKETT, Samuel. Fim de partida (1957). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3346227/mod_resource/content/1/FIM%20DE%20PARTIDA%20DE%20SAMUEL%20BECKETT.pdf. Acesso em: 17 set. 2018.

BECKETT, Samuel. Improviso de Ohio. Literatura e Sociedade, n. 14, p. 210-213, 2010.

CAMARGO, Robson Corrêa de. A forma pura no teatro. Teatralização do mundo segundo Witkacy. Revista KARPA, v. 5, p. 5.2, 2012.

CAMARGO, Robson Corrêa de. Samuel Beckett: (re) construindo imagens e memórias. Revista de História e Estudos Culturais, v. 9, n. 2, 2012.

IONESCO, Eugène. A cantora careca. Paris: Teatro Aliana Francesa, 1950. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2219578. Acesso em: 03 set. 2018.

PIRANDELLO, Luigi. Seis Personagens à Procura de Um Autor. Tradução: Brutus Pedreira, 1921.

PORTICH, Ana. O espectador como Narciso, o teatro como espelho: Considerações sobre as peças Amor no Espelho, de Giovan Battista Andreini, e Narciso, de Jean-Jacques Rousseau. Literatura e Sociedade, v. 16, n. 15, p. 134-143, 2012.

RANK, Otto. O duplo: um estudo psicanalítico. Tradução: Erica Shultz, Fernanda Scheerent, Jorge Jonas Jankus, Mauni Oliveira, e Théo Amon. Porto Alegre: Editora Dublenense Ltda, 2013.

ROSSET, Clément. O real e seu duplo – ensaio sobre a ilusão. Apresentação e Tradução: José Thomaz Brum. Rio De Janeiro: Editora José Olympio Ltda, 2008.

THE TRUMAN SHOW. Direção de Peter Weir. Produção de Andrew Niccol, Edward S. Feldman, Scott Rudin e Adam Schroeder. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1998.

VASCONCELLOS, Cláudia Maria. Beckett e seus duplos. Literatura e Sociedade, n. 17, p. 88-94, 2015.

Publicado
2019-05-15
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade