Anatomia do (des)pedaço: choque, desfazimento e espectação

  • Alessandra Montagner Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo propõe entrelaçamentos entre a cena que choca e processos espectatoriais de desfazimento, oriundos do impacto do encontro com alteridades radicais que se impõem sobre o espectador. Logo, propõe a noção de anatomia do (des)pedaço como forma de reflexão sobre os alargamentos e transformações proporcionadas pela experiência espectatorial e que ressoam para além da condição espectatorial. Para tanto, as teorias de Dorothée Brill, Walter Benjamin e Peggy Phelan são implementadas como forma de viabilização das construções propostas.

Biografia do Autor

Alessandra Montagner, Universidade Estadual de Campinas
Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP.

Referências

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PHELAN, Peggy Unmarked: the politics of performance. London and New York: Routledge, 1993, pp. 146-166.

Publicado
2019-05-14
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção