Entre convenções e invenções: um estudo sobre a dança como cultura

  • Victor Hugo Neves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A cada dia a Dança de São Gonçalo de Amarante se transforma. Esta transformação é derivada da impermanência da própria vida social. É o resultado do fenômeno das dinâmicas culturais das quais a dança submerge. São transformações, portanto, culturalmente determinadas. Transformações oriundas do modo como os indivíduos vivem e acionam a estrutura social. E que, por isso, geram conflitos entre as pessoas de gerações diferentes. Deste modo, os conflitos estabelecidos entre convenção e invenção no panorama da Dança de São Gonçalo de Amarante e o reconhecimento de modos de execução do movimento que variam entre si são questões que apontam para fenômenos culturalmente estruturados e vividos. E, portanto, são temas importantes em um estudo antropológico da dança. Neste momento, busco compreender um pouco mais destas relações sociais a partir do estudo e da análise do movimento. Baseio-me na comparação dos modos de execução de dois dançadores que representam estilos distintos de dançar, a fim de compreender suas técnicas corporais específicas e o que caracteriza o movimento convencional e inventivo.

 

Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

Referências

BITTER, Daniel. A Bandeira e a Máscara: Estudo sobre a Circulação de Objetos Rituais nas Folias de Reis. Rio de Janeiro, 2008. Tese (Doutorado em Ciências Humanas/ Antropologia Cultural) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Memórias do Sagrado: Estudos de Religião e Ritual. São Paulo: Editora Paulinas, 1985.

DANTAS, Beatriz Góis. Dança de São Gonçalo. Rio de Janeiro: Cadernos de Folclore, n.9. MEC, 1976.

OLIVEIRA, Victor Hugo Neves de. Dançando com Gonçalo: Uma Abordagem de Antropologia-Dança. Rio de Janeiro, 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016.

WAGNER, Roy. A Invenção da Cultura. São Paulo: CosacNaify, 2012.

Publicado
2019-05-08
Seção
Estudos da Performance