Cambindas de triunfo reiventando a tradição

Resumo

No presente artigo, procuro enfatizar a importância de se continuar realizando atos de reinvenção com o atual grupo “Cambindas de Triunfo”, como ação de artivismo Chaia (2007), constituindo com essa comunidade um acervo da memória local, assim como, inserir a comunidade nos processos de reinvenção e continuidade das Cambindas, e na produção de pesquisa escrita sobre o tema, servindo de subsídios para as próximas gerações e ampliando o leque de escritas sobre a dança.

 

Biografia do Autor

Daiane Nonato de Lima, Universidade Federal da Bahia
Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada. Especialista em Letras e Literatura pela mesma instituição. Especialista em Dança - Práticas e Pensamentos do Corpo pela faculdade Angel Vianna. Mestranda em Dança pela UFBA - Universidade Federal da Bahia.

Referências

ALVES, Érika Catarina de Melo. Da sapata e do pisar o chão: reflexões sobre a constituição do Mestre nas Cambindas. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia 2014, Natal/RN.

AMOROSO, Daniela. Etnocenologia: conceitos e métodos a partir de um estudo sobre o samba de roda do Recôncavo baiano. Anais ABRACE, v. 11, n. 1, 2010.

CHAIA, Miguel Wady. Artivismo–Política e Arte Hoje. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política, n. 1, p. 9-11, 2007.

CERTEAU, Michel; DOMINIQUE, Julia. A beleza do morto: o conceito de cultura popular. Revel J, organizador. A invenção da sociedade. Lisboa: DIFEL, p. 49-75, 1989.

HOBSBAWN, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. (Coleção Pensamento Crítico; v.55).

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudo das perfomances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

LOPES, Diana Rodrigues. Triunpho: a Corte do Sertão. Santa Cruz da Baixa Verde, 2003.

MACHADO, Lara Rodrigues. ANDRADE, Sara Maria de (Org). Danças no jogo da construção poética. Editora: Natal Jovens Escribas. Natal-RN. 2017.

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

NEVES, Denilson Francisco das. In DE OLIVEIRA RIOS, João Tadeu (Org). A Calunga Perdida: Dança Popular nas Instituições de Ensino Superior. REPERTÓRIO: Teatro & Dança, p. 156-172, 2015.

PINTO, Monilson dos Santos. Nego fugido: o teatro das aparições. 2014.174f. Dissertação de Mestrado (Artes Cênicas) UNESP, São Paulo, 2014.

SILVA, Severino Vicente da. Festa de Caboclo. 2ed. Olinda-PE: Revista e ampliação, 2012. 97 p.

UNESCO. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial. Paris, 17 de outubro de 2003. Disponível em www.unesco.org.br;/cultura/, acessado em 10 de julho de 2018.

VICENTE, Ana Valéria. O espetáculo como espaço social: um estudo sobre a valorização do popular através da imprensa e da mídia. Recife: Ed. Associação Reviva, 2005. 148p.

YOSHINAGA, Gilberto. Nelson Triunfo: do sertão ao hip-hop. Shuriken Produções/LiteraRUA, 2014.

Publicado
2019-05-09
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização