Performance e protagonismo em narrativas de crianças imigrantes

Resumo

O foco deste artigo é debater o lugar de protagonismo estabelecido por crianças imigrantes, recém-chegadas à França, ao contarem histórias. Utilizando o escopo teórico e metodológico dos Estudos da Performance, analisaremos não apenas O QUÊ as crianças contam, mas COMO contam, pois isso permite compreender melhor como se dá a agência das crianças nos processos de escolarização que ocorrem em classes de acolhimento francesas. As narrativas analisadas no texto foram produzidas no âmbito de uma pesquisa etnográfico-propositiva, realizada entre 2014 e 2015 em duas escolas públicas francesas de Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília
Profa. do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Credenciada no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinas em Performances Culturais da Universidade de Goiás.

Referências

ALDERSON, Priscilla. As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 91, 2005, p. 419-442.

BAUMAN, Richard. Verbal art as performance. Rowley and Mass: Newbury House Publishers, 1977.

_____ (ed.). Folklore, Cultural Performances and Popular Entertainments. New York, Oxford: Oxford University Press, 1992.

COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FRIEDMAN, Adriana. Protagonismo Infantil. In: LOVATO, A; YRULA, C. P.; FRANZIM, R. (orgs.). Protagonismo Infantil – a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017.

GONÇALVES, Jean Carlos; GONÇALVES, Michelle Bochi. Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 67, p. 139-155, 2018.

GOROVITZ, Sabine. A Escola em Contextos multilíngues e multiculturais: espaço de construção e negociação de papéis e identidades. Campinas/SP: Pontes Editora, 2014.

HALL, Stuart. Da Diáspora – identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.

HARTMANN, Luciana. Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. Boitatá - Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL. UEL, Londrina, n. 20, p. 48-67, 2015.

____ Desafios da diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Cadernos Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, 2017, p. 45-64.

_____ Onça, veado, Maria: literatura infantil e performance em uma pesquisa sobre diversidade cultural em sala de aula. Educar em revista, Curitiba, v. 34, n. 67, p. 71-86, 2018a.

____ Vozes em diáspora: como crianças imigrantes contam suas histórias. Revista del Museo de Antropología – Córdoba/Argentina. Vol 11 - Suplemento Especial 1, p. 83-90, 2018.

ICLE, Gilberto; BONATTO, Mônica; PEREIRA, Marcelo A. Apresentação: Performance e Escola. Cadernos Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, 2017, p. 1-4.

MESMIN, Claude et alii. Psychothérapie des enfants de migrants. Paris : La Pensée Sauvage, 1995.

PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, V. 50, Nº 1, 2007, p. 225-270.

SILVA, Rita de Cácia Oenning da. Quem conta um conto aumenta muito mais que um ponto: narrativa, produção de si e gênero na produção fílmica com crianças pequenas. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, 2015, p. 1069 – 1088.

XAVIER FILHA, Constantina. Ver e ‘Desver’ o mundo em pesquisas com crianças. Textura, n.32, 2014, p. 45-63.

Publicado
2019-05-08
Seção
Estudos da Performance