Etnografia no campo movente: alteridade e afeto na iluminação de finados em Curuçá-PA.

Resumo

O texto revela dados da pesquisa no Dia de Finados em que o cemitério São Bonifácio fica todo iluminado pelas velas acesas nos túmulos, recebendo muitos visitantes para homenagear e lembrar seus familiares falecidos. Contextualiza um campo movente de relações que coloca a artista-pesquisadora-afetada no tempo, condições e inteireza do fenômeno na história curuçaense. Campo de pesquisa que se moveu às cidades históricas mineiras de Sabará e Ouro Preto para compreender e tornar visível o primeiro cemitério de Curuçá que foi na igreja de NSra do Rosário. O artigo apresenta um olhar etnocenológico para perceber as nuances de alteridade e afeto presentes na etnografia da Iluminação de Finados em Curuçá- PA, pesquisa de Valéria Fernanda Sousa Sales, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGARTES/ICA/UFPA).

Biografia do Autor

Valéria Fernanda Sousa Sales, Universidade Federal do Pará
Atriz, Encenadora, Professora. Doutoranda em Artes (PPGARTES-UFPA), Mestra em Artes (PPGARTES-UFPA), Licenciada plena em LETRAS (UFPA). Funcionária Pública SEDUC-PA.

Referências

ARIÈS, Philippe. História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Tradução Priscila Viana de Siqueira – [Ed. Especial] – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. (Saraiva de Bolso).

FERREIRA. Paulo Henrique dos Santos. Fragmentos históricos de Curuçá. 1ª Edição, volume 2. Castanhal-Pará: Graf-Set, 2005.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Instituto de Artes da UFRGS, n. 7, 2009.

ROSÁRIO, Rosana Lobo. A Importância da Etnografia nas Pesquisas em Dança. In: CAMARGO, Giselle G. A. (Org.) Antropologia da Dança II. Florianópolis: Ed. Insular, 2015. p. 31-43.

SALES, Valéria Fernanda Sousa. Espetacularidades na Iluminação de Finados em Curuçá-PA. In: Anais da IX REUNIÃO CIENTÍFICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS | Diversidade de Saberes - As Artes Cênicas em Diálogo com o Mundo. Saberes da Terra e Identidades. V. 18, n. 1 (2017). ISSN 2176-9516.

SALES, Valéria Fernanda Sousa. Lágrimas e cachaça: a Espetacularidade do cortejo fúnebre do Frete em São João do Abade, Curuçá-PA. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2014.

Publicado
2019-05-08
Seção
Etnocenologia