A cena ativista do Teatro Núcleo Independente durante a década de 1970
Resumo
Em 1969, com a implantação do Ato Institucional número 5, instrumento legal que decretou o endurecimento do regime autoritário instalado quatro anos antes, ocorreu um deslocamento do eixo de ação das forças políticas de esquerda, de uma postura vanguardista, com foco no setor estudantil - estratégia que vigorava até então - para a adoção de práticas de engajamento e conscientização junto a movimentos populares. No campo cultural, o teatro alinhado aos setores progressistas da sociedade também é encurralado pelas medidas de policiamento político do Estado (obras são censuradas, espaços são interditados, apartados de seu público e asfixiados financeiramente, e alguns de seus representantes se tornam alvo de perseguição) e, por isso, acompanha as forças políticas que migram para as regiões periféricas. O Teatro de Arena, um dos mais representativos agrupamentos teatrais e espaço de movimentação cultural desse período, foi um desses coletivos artísticos que encerrou suas atividades em virtude do ataque do Estado a cultura de esquerda. Entretanto, muitas das ideias e práticas desenvolvidas pelo Arena sobreviveram e tiveram ressonância, inclusive, pela periferia paulistana, até o final da década de 1970. Um desses desdobramentos foi o Teatro Núcleo Independente - espécie de célula teatral nascida do Arena, que teve a colaboração de Augusto Boal em seus primeiros passos, e ganhou vida própria após a interrupção do seu “grupo mãe” - porém, transformando suas práticas, de acordo com as condições objetivas que o novo contexto social do país apresentava.O foco dessa pesquisa é captar e estudar a experiência do Teatro Núcleo Independente, sobretudo, em sua fase pós-Arena – quando o grupo se abriga no Theatro São Pedro, e tem contato com Fernando Peixoto, durante um período, até deslocar sua ação para a periferia da zona leste de São Paulo, onde atua junto a movimentos populares e associações de bairro, e desenvolve, a partir do teatro, um ativismo cultural, que reverbera, inclusive, na estética do grupo, modificando suas produções.
Referências
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