Teatro Lambe-Lambe: estratégia para expansão artística do teatro em periferias

  • Juliana Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso

Resumo

O teatro lambe-lambe é uma das vertentes do teatro de animação, no qual se contam histórias curtas dentro de um espaço reduzido, como uma caixa, possibilitando assim, por essas dimensões reduzidas, a mobilidade de apresentação em diversos lugares. Relatamos neste trabalho a experiência desenvolvida com a vivência prática com as caixas “Come-Come” e “Miguelito”, da artista Juliana Graziela (MT), em apresentações realizadas em comunidades ribeirinhas e rurais de Mato Grosso. Dessa forma propomos a reflexão sobre este modo de fazer teatral, em especial da linguagem do teatro de animação, e o seu possível uso como estratégia de expansão artística e acesso de populações moradoras de periferias das grandes cidades, e que possuem dificuldades de ir até os espaços formais de apresentação.

Biografia do Autor

Juliana Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso
Escola de Teatro. Universidade Estadual de Mato Grosso. MT

Referências

ARRUDA, Kátia de; BELTRAME, Valmor. Teatro Lambe-lambe: o menor espetáculo do mundo. Revista da Pesquisa Online, v. 3, ano 5, n. 1. CEART/ UDESC, Ago/2007- Jul/2008.

GORGATI, Roberto. O Teatro Lambe-lambe e as narrativas da distância. Artigos Dramaturgias no Teatro de Formas Animadas, v. 1, n. 08 (2011).

MARIMON, Marianna. Caixas no caminho: o teatro lambe-lambe desvenda histórias por uma fresta. 12/09/2016. 2016. Disponível em: http://www.cidadaocultura.com.br/caixas-no-caminho-o-teatro-lambe-lambe-desvenda-historias-por-uma-fresta/. Acesso em: 17 fev. 2018.

MOREIRA, Fayga; OLIVEIRA, Israel. Mediações entre periferia, cultura e terceiro setor. Sociedade e Cultura. 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=70311249008. Acesso em: 10 abr. 2018.

PACHA, Anibal. Experimentação de teatro em miniatura. Revista Ensaio Geral, v. 3, n. 5, 2012.

Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo