“Abre-alas”: um olhar propositivo sobre novas abordagens de criação para a dança frevo

  • Jefferson Elias de Figueiredo Universidade Federal da Bahia

Resumo

este artigo desenvolve uma reflexão sobre a relação entre o Frevo enquanto dança, e a criação artística a partir de um olhar propositivo a respeito de outras abordagens para essa dança, a partir de seu estudo artístico e histórico. Pensando e propondo outros caminhos de estímulo à criação em dança, especificamente o frevo, que não seja limitada a modelos pré-estabelecidos e enrijecidos no tempo, o objetivo deste artigo é estudar e experimentar o frevo a partir do que somos hoje e como no tempo presente dialogamos com paradigmas em relação à criação artística no frevo. Compartilharemos um pequeno processo de criação, estimulado a partir de uma imagem, e nossa percepção do processo e das transformações dessa dança. O tempo é entendido aqui como irreversível, Prigogine (1988), e pensamos a história dentro de uma perspectiva não linear, Albuquerque (2009). Colocamos em diálogo conceitos como: espaço, lugar, memória e narrativas enviesadas, trazidos por, Canton (2009), e que são estímulos para criação em dança. Para isso, nosso entendimento de tradição dialoga com as demais percepções trazidas, por pensarmos a tradição como algo mutável e que não está enrijecida e fixada no tempo. Com esse artigo intencionamos fomentar e estimular o pensar e fazer frevo considerando hoje aspectos dessa dança de mais de cem anos, entendendo suas transformações e percebendo que as coisas não surgem do nada, espontaneamente. De alguma maneira algo foi acionado como estímulo propulsor, por isso consideramos, no ato criador, um lugar de potencializar, desenvolver e construir um espaço de afirmação e responsabilidade de fazer frevo.

Biografia do Autor

Jefferson Elias de Figueiredo, Universidade Federal da Bahia
Mestrando em Dança pelo PPGDança da UFBA, Licenciado em Dança pela UFPE, Pós graduado nos cursos de Especialização em Dança Educacional e Inclusão pela Faculdade São Fidélis e Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA. 

Referências

ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz. O Tecelão dos Tempos: o historiador como artesão das temporalidades. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 4, Nº19, Rio, 2009 [ISSN 1981-3384].

CANTON, Kátia. Espaço e lugar / Kátia Canton. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. - (Coleção temas da arte contemporânea)

CANTON, Kátia. Narrativas enviesadas / Kátia Canton. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. - (Coleção temas da arte contemporânea)

CANTON, Kátia. Tempo e memória / Kátia Canton. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. - (Coleção temas da arte contemporânea)

LEPECKI, André. Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança: criações e conexões / organização Cristine Greiner, Cristina Espirito Santo e Sonia Sobral. - São Paulo: Itaú Cultural, 2010. (p. 13 – 20)

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo, 2010.

PRIGOGINE, Ilya. O nascimento do tempo. Tradução: Marcelina Amaral. Roma: Edizioni Theoria s.r.l., 1988.

Publicado
2019-05-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas