Mapeamento da influência do legado de Helenita Sá Earp no perfil profissional de egressos dos cursos de graduação em dança da UFRJ

Resumo

A presente pesquisa visa elaborar um mapeamento da aplicação dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp pelos egressos do Programa de Ensino de Graduação em Dança da UFRJ - Bacharelado, Licenciatura e Bacharelado em Teoria da Dança no período de 2002 a 2018. Esta pesquisa se caracteriza, por ser de campo, do tipo descritiva e de cunho qualitativo. A coleta de dados foi desenvolvida em três etapas: Etapa 1) Levantamento exploratório preliminar com base na análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso; Etapa 2) Elaboração de Questionários e Etapa 3) Entrevistas Presenciais. Após a finalização destas etapas, passou-se a produção de um documentário que visa ilustrar a pluralidade da aplicação da Teoria de Princípios e Conexões de Helenita Sá Earp de Helenita Sá Earp nas atuações profissionais dos egressos participantes.

Biografia do Autor

André Meyer, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professor Adjunto. Departamento de Arte Corporal da EEFD; Licencianda em Dança; Bolsista de Iniciação Científica pela CAPES.

Referências

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: qualitativo, quantitativo e misto abordagens de métodos. Califórnia: Sage, 2010.

EARP, Ana Célia de Sá. Projeto para Criação de Curso Noturno “Bacharelado em Dança.” Universidade Federal do Rio de janeiro, Processo 23679.0248/93-24 (351800 Escola de Educação Física e Desportos 00180/93 -06939), 1993.

MEYER, André. Dança e Ciência: estudo acerca de Processos de Roteirização e Montagem Coreográfica baseados em Formas e Padrões de Organização Biológicos a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. Tese de Doutorado. Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. 2012.

Publicado
2019-05-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas