Mapeamento da influência do legado de Helenita Sá Earp no perfil profissional de egressos dos cursos de graduação em dança da UFRJ
Resumo
A presente pesquisa visa elaborar um mapeamento da aplicação dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp pelos egressos do Programa de Ensino de Graduação em Dança da UFRJ - Bacharelado, Licenciatura e Bacharelado em Teoria da Dança no período de 2002 a 2018. Esta pesquisa se caracteriza, por ser de campo, do tipo descritiva e de cunho qualitativo. A coleta de dados foi desenvolvida em três etapas: Etapa 1) Levantamento exploratório preliminar com base na análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso; Etapa 2) Elaboração de Questionários e Etapa 3) Entrevistas Presenciais. Após a finalização destas etapas, passou-se a produção de um documentário que visa ilustrar a pluralidade da aplicação da Teoria de Princípios e Conexões de Helenita Sá Earp de Helenita Sá Earp nas atuações profissionais dos egressos participantes.
Referências
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: qualitativo, quantitativo e misto abordagens de métodos. Califórnia: Sage, 2010.
EARP, Ana Célia de Sá. Projeto para Criação de Curso Noturno “Bacharelado em Dança.” Universidade Federal do Rio de janeiro, Processo 23679.0248/93-24 (351800 Escola de Educação Física e Desportos 00180/93 -06939), 1993.
MEYER, André. Dança e Ciência: estudo acerca de Processos de Roteirização e Montagem Coreográfica baseados em Formas e Padrões de Organização Biológicos a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. Tese de Doutorado. Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. 2012.