Mosaico movediço: corpos em processos (des)contínuos e (in)disciplinados

  • Alba Pedreira Vieira Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Refletimos processos e produtos da Mosaico Cia. de Dança Contemporânea, desenvolvidos a partir do cruzamento de linguagens artísticas e que tem como prisma a “in-excorporação” – conexões geradas no entre interno/externo, corpo/ambiente, eu/outro, e no entendimento que teoria e prática são indissociáveis. Identificamos nossos trabalhos como ‘morenos’, pois estabelecemos interfaces entre diversas linguagens artísticas (dança, performance, teatro, literatura, música, artes visuais, tecnologia) e transcendemos gêneros. Corpos mosaicos criam, fazem e assistem arte complexificando questões diversas tais como as políticas, artísticas, sociais, históricas e filosóficas. Criamos obras de dança para provocar estranhamentos, para transformar, para não enrijecer, para não congelar ou brecar o fluxo da imaginação. Percebemos nosso percurso como numa areia movediça: intercalamos deslocamentos e pausas para aprofundar questionamentos, descobrindo sempre diferentes pretextos, textos, contextos, para continuar a imaginar, criar, mover e sermos movidos.

Biografia do Autor

Alba Pedreira Vieira, Universidade Federal de Viçosa

Performer, diretora artística e coreógrafa do Grupo de Dança Contemporânea 'Mosaico’; professora e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa. Ph.D. em Dança pela Temple University, e fez pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia. 

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Publicado
2019-05-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas