Corpo universo: uma poética das constelações compositivas

Resumo

O presente trabalho visa relatar, refletir sobre a metodologia de construção e criação da poética cênica intitulada Corpo-Universo: uma poética das constelações compositivas, monólogo resultante da pesquisa de mestrado que ora se encontra em curso. O processo criativo cênico e de escrita se alicerça inicialmente em sete Verbos Potência, quais sejam Orbitar, Treinar, Revisitar, (Des)Fragmentar, Constelar, (Re)Corporificar e Corpo-Universalizar, que assumem sentidos únicos dentro da pesquisa (LIMA; XAVIER, 2016). Estes verbetes desenham um caminho e uma lógica pensados em sua concepção, a partir da metáfora onde o corpo é o centro de um sistema espacial e as experiências/vivências tidas ao longo da vida teatral deste pesquisador/ator são astros e corpos celestes que o orbitam. Estes planetas, cometas e estrelas pertencentes a este corpo-universo tornam-se a matéria prima para a criação de um novo processo criativo cênico, onde a metodologia de trabalho e pesquisa é mergulhada na fenomenologia, pois o fazer e a experimentação partem, primeiramente, das imagens poéticas despertadas pela memória e pelo sentir do pesquisador (BACHELARD, 1988), considerando a tomada de consciência do mesmo frente ao fenômeno da construção e atuação cênica, que é potencializado pelo treinamento psicofísico “O Estado de ser do ator” (SIMIONE, 2014) como prática contínua e rigorosa que permeia o trabalho do ator. A articulação entre as práticas mencionadas resultou em quatro das oito cenas criadas para o final do trabalho ora desenvolvido na pesquisa, já rematadas, e outras quatro estão sendo desenhadas dentro do processo metodológico guiado pelos verbos. O resultado concludente deste processo ainda está, em acompanhamento à visão metaforizada da do universo e suas constelações, no outro lado do buraco negro que ora o pesquisador atravessa dentro do âmbito de práticas teatrais, mas tudo aquilo (re) corporificardo mostra que vivências, em termos das artes cênicas, podem ser capturar um passado repleto de força e sustentação, envolver-se em um presente em contínua maturação, fruto da reflexão e principalmente, e colimar um futuro pleno de possibilidades como fonte à criação.

Biografia do Autor

Renan Delmontt Souza Paraguassu, Universidade Federal do Pará
Ator, Diretor e Professor de Teatro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Pesquisador em Artes Cênicas.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do Devaneio, 2º Ed, WMF Martins Fontes, São Paulo, 2009.

BACHELARD, Gaston. A chama de uma Vela, 1º Ed, Bertrand Brasil, Rio de Janeiro. 1989

BARBA, Eugênio. A arte Secreta do Ator: Um dicionário de Antropologia Teatral. 5º Ed. São Paulo. 2012

BOLESLAVSKI, Richard. A Arte do Ator: As Primeiras Seis Lições, 1º Ed. Perspectiva.

DELEUZE, Gilles. O que é o ato da criação?. Disponível em http://www.dailymotion.com/video/x1dlfsr. Acesso em 07 de Novembro de 2017.

JEUDI, Henri Pierre. O corpo como objeto de Arte. Trad. Tereza Lourenço. São Paulo: Estação da Liberdade, 2002.

SALLES, Cecília, Gestos Inacabados: Processo de criação Artística. 2. ed. FADESP, São Paulo, 2004.

SALLES, Cecília, Redes de Criação: Construção da Obra de Arte, 2º Ed, Editora Horizonte, São Paulo, 2008.

Publicado
2019-05-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas