Corpos em dança: deslocamentos de tempos e espaços

Katya Souza Gualter, Maria Inês Galvão Souza

Resumo


O presente artigo pretende compartilhar um período determinante da história da dança na UFRJ, a partir das experiências de duas pesquisadoras, ao longo de 17 anos de convivência (1985 a 2002) junto aos/as integrantes do Grupo Dança da UFRJ, sob a coordenação da Professora Ana Célia Sá Earp. O campo de observação incide na reativação e continuidade do Grupo, atreladas, fundamentalmente, aos investimentos institucionais decisivos para a sedimentação da dança na UFRJ e aos convívios dançantes que promoveram partilhas apoiadas principalmente nas inter-relações pessoais com os mundos circundantes. O grupo envolveu pessoas diversas, de etnias distintas, infância e adolescência em seios familiares social, cultural e economicamente distantes, habitares apartados, inclusive, no que diz respeito às formações em dança, alguns, sem qualquer experiência anterior na área. Imersos/as nessa diversidade, dois homens e sete mulheres viveram juntos/as a mágica sensação causada pela dança, de viajar pelo universo onírico das poesias corporais, imprimindo nos corpos, deslocamentos no tempo e no espaço. Atualmente, essas pessoas, em sua maioria, estão estabelecidas profissionalmente na dança. Entre elas, muitas dinamizam espaços e tempos dançantes de variadas maneiras na UFRJ. Seja nas performances, nas práticas cênicas, nas aulas de técnica e improvisação, no exercício da gestão, no cinema, no audiovisual ou em qualquer outro fluxo de empenho com enfoque no corpo e no movimento. O Grupo (hoje, Cia de Dança Contemporânea UFRJ) criou redes que deslancharam iniciativas primordiais no conjunto de esforços para atender as demandas da dança no universo acadêmico. Sob essa perspectiva, foram percorridos caminhos confluentes à consolidação da dança na universidade pública brasileira, que culminaram na criação dos cursos de graduação em dança na UFRJ. Dezessete anos de partilhas reverberam e ecoam nas experiências em curso de cada um/a dos/as protagonistas dessa história. Passado e presente se fundem nos corpos interconectados, tecendo afetos e disseminando conhecimentos dentro e fora da UFRJ. Militantes na Educação e na Arte, campos preciosos e potentes de resistência e combate às opressões, essas pessoas buscam afinações no “por vir” e cultivam políticas emancipatórias nos novos horizontes que se apresentam, múltiplos e inesgotáveis, como um continuum.


Palavras-chave


História. Deslocamentos. Tempos. Espaços. Pesquisa em dança.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Sandra. Disponível em: https://ufrj.br/noticia/2015/10/22/xxix-jornada-de-inicia-o-cient-fica-da-ufrj-aberta-oficialmente. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.

BOGART, Anne. A preparação do diretor. Tradução: Anna Viana. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BRÊTAS, Angela; FONSECA, Michele Pereira de Souza. O processo de creditação da extensão na EEFD: um panorama. In: Caderno de Resumos: Centro de Ciências da Saúde. 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. SIAc UFRJ 2017. p. 4. Disponível em: https://www.siac.ufrj.br. Acesso em: 25 de janeiro de 2020.

GUALTER, Katya Souza. Graduações em dança na UFRJ: avanços e desafios. In: ROCHA, Thereza (Org.). Seminários de dança. Graduações em dança no Brasil: o que será que será? Joinville: Nova Letra, 2016. P. 177 a 166. Disponível em http://www.ifdj.com.br/site/wp-content/uploads/2016/07/IX-Seminarios-de-Danca-Graduacoes-em-Danca-no-Brasil. Acesso em 25 de janeiro de 2020.

GUALTER, Katya Souza; ROBERTO, Frank Wilson. Apresentação. In: GUALTER, Katya Souza; ROBERTO, Frank Wilson; TOZETTO, Vanessa (Org.). Conhecendo e reconhecendo a dança na UFRJ – Anais do V Seminário Interno do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos. Políticas Culturais para Dança. Rio de Janeiro: Gráfica UFRJ. 2009. P. 7 a p. 12.

HALPRIN, Anna. Disponível em http://www.azquotes.com/author/20328-Anna_Halprin. Acesso em 20 de novembro de 2019.

NEUPARTH, Sofia. Que corpo é este? Que arte é esta? In: NEUPARTH, Sofia; GREINER, Christine (Org.). Arte agora. Pensamentos enraizados na experiência. São Paulo: Annablume, 2011. P. 15 a p. 32.

VENTURA, Mauro. Um diploma de talento. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 11 de Junho de 1989. Revista de Domingo, p. 32, p. 35.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Apoio