Corpo, arte e pesquisa em Klauss Vianna, entre-lugares de dança e teatro

  • Ana Maria Rodriguez Costas Universidade Estadual de Campinas
  • Cássia Navas Alves de Castro Universidade Estadual de Campinas
  • Joana Ribeiro da Silva Tavares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Reflexão crítica sobre o trabalho de Klauss Vianna (1928-1992), que busca problematizar sua inscrição na contemporaneidade, mediante olhares provenientes de grandes campos - história, poéticas da arte e educação somática. Valendo-se destes eixos, pretende-se enunciar e debater ideias sobre sua inserção no tecido da cultura brasileira, localizando-o em topologias da modernidade e da pós-modernidade em arte. Com base em pesquisas sobre suas ações no campo da formação, criação e difusão, ao longo de sua trajetória em Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, a reflexão parte de suas questões fundamentais, ancoradas na investigação do corpo - em dança e teatro - expandido nas artes da cena e na sociedade de seu tempo. Neste sentido, o “conhecimento em Klauss Vianna” é encarado como “entre-lugar”, aqui considerado como novo território da arte. Novo porque historicamente revisitado ou porque organizado a partir de registros atuais de percepção. Este território também se constrói à luz de índices encontrados na “família Vianna”, além daqueles revelados pelo saber-fazer de colaboradores, alunos, bailarinos e atores.

Biografia do Autor

Ana Maria Rodriguez Costas, Universidade Estadual de Campinas
Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.
Cássia Navas Alves de Castro, Universidade Estadual de Campinas
Professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.
Joana Ribeiro da Silva Tavares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Professora Adjunta da UNIRIO/PPGAC/PPGEAC.
Seção
Mesas Temáticas