Teatro Latino-Americano e experiência ditatorial: práticas cênico-dramatúrgicas

  • Ângela de Castro Reis Universidade Federal da Bahia
  • Sara Rojo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Narciso Telles Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A mesa tem como proposta refletir a cena latino-americana e sua relação com as experiências ditatoriais a partir de três olhares distintos e complementares. As décadas da censura, da impunidade e do nacionalismo militarista com o apoio explícito dos Estados Unidos permaneceram mais do esperado. O começo do nefasto período de ditaduras do cone sul Latino-Americano se iniciou no Paraguai (1954), depois vieram Brasil (1964), Argentina (primeiro em 1966 e depois em 1976), Uruguai (1973) e Chile (1973). Existiu e persisti uma cena de resistência que lhe permitiu ao espectador respirar e aos criadores expressar por meio de uma experiência coletiva e criativa a relação com esses sistemas. A Mesa pretende refletir experiências cênico-dramatúrgicas brasileiras e chilenas que re-memorializam os regimes didatoriais. A hipótese é que há, nessas experiências, uma relação indissolúvel entre ditadura e[re]presentação do corpo mutilado.

Biografia do Autor

Ângela de Castro Reis, Universidade Federal da Bahia
Professora Adjunta 4 da Universidade Federal da Bahia.
Sara Rojo, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora Associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais.
Narciso Telles, Universidade Federal de Uberlândia
Professor do Curso de Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia.
Seção
Mesas Temáticas