Corpo e videocenografia: interfaces para a criação em dança contemporânea

  • Roberto Basílio Fialho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O artigo tece considerações acerca da videocenografia, a partir da noção de corpointerface, com vistas a uma atualização conceitual sobre imagem cenográfica. Tais reflexões partem do pressuposto de que, no momento em que o corpo dança, ele interage com seu espaço e, na videocenografia, como prática específica em tempo/espaço virtual, o corpointerface torna possível novos conceitos de corpo que dança, reconfigurando paradigmas do campo, assim como a própria experiência estética de apreciação do espetáculo. Ao final, são apresentadas algumas abordagens, destacando alguns nomes da dança e sua produção artística, nas quais corpo e videocenografia interagem em processos criativos.

Biografia do Autor

Roberto Basílio Fialho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Mestre em Dança. Professor Auxiliar. Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro da UESB. Professor de Visualidades da Cena.

Referências

APPIA, Adolphe. Ator – espaço – luz. São Paulo: Zurich Fundação Suiza de Cultura Pro-Helvetia,1984.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard: por uma estética da imagem do vídeo. Trad. Mateus A. Silva e Arlindo Machado. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

FIALHO, B. Roberto. Corpointerface: relações entre corpo e imagem na cena contemporânea de dança, Salvador 2011. (Dissertação) Mestrado em Dança. Programa de Pós-Graduação em Dança, Universidade Federal da Bahia/Escola de Dança. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/7886/1

/UNIVERSIDADE%20FEDERAL%20DA%20BAHIA%20(2)%20corpointerface.pdf. Acesso em: out. 2016.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

MANTOVANI, Anna. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.

PIMENTEL, Ludmila Cecilina Martinez. El cuerpo híbrido en la danza:

transformaciones en el lenguaje coreográfico a partir de las tecnologías digitales. Análisis teórico y propuestas experimentales. (Tesis doctoral). Valencia: Universidade Politécnica de Valencia, 2008. Disponível em: http://dspace.upv.es/manakin/handle /10251/3838. Acesso em: out. 2016.

PLAZA, Júlio. Arte e Interatividade: autor-obra-recepção. São Paulo: Unicamp; USP,1998.

RATTO, Gianni. Anti-tratado da cenografia. São Paulo: Senac, 1999.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de

Janeiro: Jorge Zahar, 1998

SILVA, Robson Jorge G. da (Coord.).100 Termos básicos da cenotécnica: caixa cênica italiana. Rio de Janeiro: Funarte, 2003.

Seção
Artes Cênicas e virtualidade – ciborgues, ações sincronizadas, territórios líquidos na cena expandida