Corpo e videocenografia: interfaces para a criação em dança contemporânea
Resumo
O artigo tece considerações acerca da videocenografia, a partir da noção de corpointerface, com vistas a uma atualização conceitual sobre imagem cenográfica. Tais reflexões partem do pressuposto de que, no momento em que o corpo dança, ele interage com seu espaço e, na videocenografia, como prática específica em tempo/espaço virtual, o corpointerface torna possível novos conceitos de corpo que dança, reconfigurando paradigmas do campo, assim como a própria experiência estética de apreciação do espetáculo. Ao final, são apresentadas algumas abordagens, destacando alguns nomes da dança e sua produção artística, nas quais corpo e videocenografia interagem em processos criativos.Referências
APPIA, Adolphe. Ator – espaço – luz. São Paulo: Zurich Fundação Suiza de Cultura Pro-Helvetia,1984.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard: por uma estética da imagem do vídeo. Trad. Mateus A. Silva e Arlindo Machado. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FIALHO, B. Roberto. Corpointerface: relações entre corpo e imagem na cena contemporânea de dança, Salvador 2011. (Dissertação) Mestrado em Dança. Programa de Pós-Graduação em Dança, Universidade Federal da Bahia/Escola de Dança. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/7886/1
/UNIVERSIDADE%20FEDERAL%20DA%20BAHIA%20(2)%20corpointerface.pdf. Acesso em: out. 2016.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
MANTOVANI, Anna. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.
PIMENTEL, Ludmila Cecilina Martinez. El cuerpo híbrido en la danza:
transformaciones en el lenguaje coreográfico a partir de las tecnologías digitales. Análisis teórico y propuestas experimentales. (Tesis doctoral). Valencia: Universidade Politécnica de Valencia, 2008. Disponível em: http://dspace.upv.es/manakin/handle /10251/3838. Acesso em: out. 2016.
PLAZA, Júlio. Arte e Interatividade: autor-obra-recepção. São Paulo: Unicamp; USP,1998.
RATTO, Gianni. Anti-tratado da cenografia. São Paulo: Senac, 1999.
ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1998
SILVA, Robson Jorge G. da (Coord.).100 Termos básicos da cenotécnica: caixa cênica italiana. Rio de Janeiro: Funarte, 2003.