Performar o outro: o reenactment de pessoas e situações reais como dispositivo de experiências imersivas

  • Julia Guimarães Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Esta comunicação pretende analisar as potencialidades críticas de um formato cênico que tem sido explorado em obras participativas deste início de século XXI: o reenactment de pessoas/situações reais. O termo compreende espetáculos que convidam os espectadores a refazerem ações de outras pessoas em um contexto documental, a partir de dispositivos cênicos e tecnológicos específicos. Para essa investigação, proponho partir da minha experiência como espectadora-participante de duas obras com tais características: Numax-Fagor-Plus (2014), criada pelo diretor catalão Roger Bernat; e Situation Rooms (2013), criada pelo coletivo suíço-alemão Rimini Protokoll. Enquanto na primeira o público refaz os diálogos de trabalhadores operários sobre a experiência de autogestão de uma fábrica na Espanha dos anos 1970, a segunda obra convida o espectador a reproduzir, em um ambiente cenográfico, o percurso de pessoas de diversas partes do mundo cujas biografias foram atravessadas pela presença de armas de fogo. Nos dois casos, parto da hipótese de que a experiência imersiva de “performar o Outro” colabora para problematizar e dilatar temporalmente a percepção sobre os universos abordados, ao diminuir a distância entre espectador e obra no momento da apresentação.

Biografia do Autor

Julia Guimarães Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal de Minas Gerais.

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Seção
Artes Cênicas e virtualidade – ciborgues, ações sincronizadas, territórios líquidos na cena expandida