A bailarina-pesquisadora-intérprete das obscuras

  • Paula Caruso Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esse texto aborda a temática das “mulheres obscuras” presentes nos espetáculos dançados pela bailarina-pesquisadora-intérprete Graziela Rodrigues no seu primeiro percurso no Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), de 1980 a 1986. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas, investigações bibliográficas e documentais.

Biografia do Autor

Paula Caruso Teixeira, Universidade Estadual de Campinas
Docente do Curso de Graduação em Dança do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Artes da Cena no Instituto de Artes da UNICAMP.
Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas
Professora Titular (MS-6) no Programa de Pós-graduação Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Artes na Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BRITTO, Clóvis Carvalho e SEDA, Rita Elisa. Cora Coralina: raízes de Aninha. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2009.

CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2014.

CORALINA, Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. São Paulo: Global, 2001.

FUSER, Fausto. Meigo e terrível coração vermelho. Folha da Tarde Show. São Paulo, set. 1985.

HANNA, Judith Lynne. Dança, sexo e gênero. Ed. Rocco, 1999.

KATZ, Helena. As tramas e vozes da emoção. Folha de São Paulo. São Paulo, s/d de 1985.

LUIZ, Macksen. Por uma estrada poética. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, set. 1984.

PENNA, Lucy. Circo, teatro e dança juntos para Portar-bandeiras. Folha da Tarde Show. São Paulo, jan. 1985.

PINTO, Roberto da Costa Mello. VentoForte o espaço da imaginação: os processos poéticos e o espaço cênico no teatro VentoForte. 2006. Dissertação ( Mestrado). Escola de Comunicação e Artes (ECA), Departamento de Artes Cênicas, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP.

RODRIGUES, Graziela Estela. Entrevista In Revista Planeta- Dança Sagrada. São Paulo, 1988.

RODRIGUES, Graziela Estela. Bailarino – pesquisador - intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

RODRIGUES, Graziela Estela. O método BPI (bailarino-pesquisador-intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo

criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias. São Paulo: Edusp, 2005.

TEIXEIRA, Paula C. O santo que dança: uma vivência corporal a partir do eixo co-habitar com a fonte do método Bailarino-Pesquisador-intérprete (BPI). 2007. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes.

Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

Seção
Epistemologias do Sul na pesquisa em artes cênicas e nas práticas da cena contemporânea expandida