A perspectiva somato-integrativa do ensino de dança de Maria Fux

  • Deborah Maia de Lima Universidade Federal da Bahia

Resumo

Falar de dança é falar de educação, seja de educação do corpo com um refinamento da sensibilidade expressiva, e no caso da educação somática, também de uma consciência sensório-motora. No plano pedagógico, a prática de ensino da dança de María Fux, a Danzaterapia, utiliza a metáfora e o ritmo, com ênfase na criatividade do danzaterapeuta para conduzir o aluno ao movimento. Em um contexto de articulação interdisciplinar, é possível destacar a prática de María Fux no campo da educação e da arte. As abordagens somáticas estão relacionadas ao ser humano que, obrigatoriamente, insere-se em um contexto social particular, fato determinante de valores, de crenças e de códigos corporais aprendidos. Autores como Merleau-Ponty, Le Blanc, Héritier, entre outros, apontam que o trabalho com o movimento tem um impacto direto sobre o corpo, tanto quanto a visão de si e da cultura. A ação do professor de dança, em seus diversos contextos, está impregnada de crenças pessoais que influenciam a transmissão do conhecimento. Atualmente o status da Danzaterapia é ambíguo, de um lado porque sua natureza experiencial conduz à uma interpretação subjetiva, e de outro, por uma flagrante falta de estudos acadêmicos à seu sujeito. Este trabalho visa à apresentar a pesquisa doutoral que se desenvolve atualmente na Université du Québec à Montréal com foco no ensino de dança criada pela bailarina argentina María Fux e sua ligação com o campo da educação somática.

Biografia do Autor

Deborah Maia de Lima, Universidade Federal da Bahia
Doutoranda em Dança e Artes Cênicas pela Université du Québec à Montréal e Universidade Federal da Bahia.

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Epistemologias do Sul na pesquisa em artes cênicas e nas práticas da cena contemporânea expandida