A presença de Klauss Vianna na abordagem metodológica para o ensino de dança da ELA - Escola Livre de Artes Arena da Cultura

  • Márcia Regina Fabiano Neves Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Esta comunicação refere-se à análise da influência das ideias do bailarino, coreógrafo e professor, Klauss Vianna, na abordagem metodológica para o ensino de dança da ELA - Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Tal escola, concebida como política pública para a formação artística e cultural descentralizada em Belo Horizonte, recebe um público heterogêneo em termos gerais – faixas etárias, grau de escolaridade, nível sócio econômico, experiências prévias. Observa-se, portanto, a necessidade de uma proposta artístico pedagógica que se contraponha aos referenciais elitistas para a formação em dança consolidados no Brasil na primeira metade do século XX e combatidos por Klauss Vianna ao longo de seu percurso profissional. Busca-se investigar a presença de pressupostos da pedagogia de Vianna na estruturação do projeto para a formação em dança da ELA, o qual funda-se na inter-relação entre experiências somáticas, técnicas, de criação e de apreciação. Esse estudo compõe a pesquisa de mestrado em realização “A construção de autonomia na prática artístico pedagógica para o ensino de dança da ELA – Escola Livre de Artes Arena da Cultura”.

Biografia do Autor

Márcia Regina Fabiano Neves, Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte: Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Escola de Belas Artes da UFMG; Mestrado.

Referências

ACERVO KLAUSS VIANNA. Vida e obra. Disponível em: http://www.klaussvianna.art.br/default.asp. Acesso em: 12 maio 2016.

ALVARENGA, A. Dança moderna e educação da sensibilidade: Belo Horizonte (1959-1975). 2002. 250 f. Dissertação (Mestrado) – FAE/ UFMG, Belo Horizonte. 2002.

ALVARENGA, A. Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiência educativa em movimento (1948-1990). 2009. 306 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social, UFMG, Belo Horizonte. 2009.

ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 173 p.

BAPTISTA, L; LIMA, J. Itinerário do conceito de experiência na obra de Walter Benjamin. Princípios Revista de Filosofia, Natal (RN), v. 20, n. 33, p. 449-484, jan/jun 2013.

BENJAMIN, W. Experiência e Pobreza. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras Escolhidas, v. 1). Disponível em: https://bibliotecasocialvirtual.files.wordpress.com/2010/06/walter-benjamin-experiencia-e-pobreza.pdf. Acesso em: 15 maio 2016.

BENJAMIN, W. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, v.1). Disponível em: http://www.cadernodematerias.files.wordpress.com/2012/03/o-narrador-walter-benjamin.pdf. Acesso em: 12 maio 2016.

BENTIVOGLIO, L. La danza contemporanea. Milano: Longanesi & C, 1985. 304 p.

CALVINO, I. Il visconte dimezzato. Milão: Oscar Mondadori. 2004. 135 p. (Collana Contemporanea)

CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.144 p.

COLLAÇO, K.; DINIS, M.; NEVES, M.; PEREIRA, J. Relatório de reuniões preparatórias para Seminário Arena da Cultura 2014: área de Dança. Belo Horizonte, 2014.

HISSA, C.; MARQUES, R. Rotinas, ritmos e grafias da pesquisa. RevistaAR, Coronel Fabriciano, UNILESTE/MG, v. 2, 2005, p 14-28.

LARROSA, J. Tremores (escritos sobre experiência). Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 176 p. (Coleção Educação Experiência e Sentido)

PEREIRA, M. A. Juventude, experiência e conhecimento em Walter Benjamin: para um novo saber da educação. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, p.242-257, jul/dez 2009. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss2articles/pereira_marcelo.pdf. Acesso em: 25 maio 2016.

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Arena da Cultura: Projeto de

Descentralização Cultural. In: Plano de Ação Quadriênio 2009 – 2012. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, Diretoria de Ação Cultural, Diretoria Especial de Equipamentos Culturais, 2009.

VIANNA, K.; CARVALHO, M. A. A Dança. 5. ed. São Paulo: Summus, 2008. 140 p.

Seção
Epistemologias do Sul na pesquisa em artes cênicas e nas práticas da cena contemporânea expandida