A presença de Klauss Vianna na abordagem metodológica para o ensino de dança da ELA - Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Resumo
Esta comunicação refere-se à análise da influência das ideias do bailarino, coreógrafo e professor, Klauss Vianna, na abordagem metodológica para o ensino de dança da ELA - Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Tal escola, concebida como política pública para a formação artística e cultural descentralizada em Belo Horizonte, recebe um público heterogêneo em termos gerais – faixas etárias, grau de escolaridade, nível sócio econômico, experiências prévias. Observa-se, portanto, a necessidade de uma proposta artístico pedagógica que se contraponha aos referenciais elitistas para a formação em dança consolidados no Brasil na primeira metade do século XX e combatidos por Klauss Vianna ao longo de seu percurso profissional. Busca-se investigar a presença de pressupostos da pedagogia de Vianna na estruturação do projeto para a formação em dança da ELA, o qual funda-se na inter-relação entre experiências somáticas, técnicas, de criação e de apreciação. Esse estudo compõe a pesquisa de mestrado em realização “A construção de autonomia na prática artístico pedagógica para o ensino de dança da ELA – Escola Livre de Artes Arena da Cultura”.Referências
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