Corpos dançantes: uma possível contribuição da técnica Klauss Vianna para se pensar o aprendizado de dança nos cursos livres, a partir da singularidade do corpo que se expressa

  • Carla Gontijo Campolim Moraes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

A partir de um processo de experiência e reflexão no campo da dança e da educação, o presente artigo tem como foco principal reconhecer a Técnica Klauss Vianna (TKV) como uma possibilidade de se fazer/pensar dança, a partir da qual, dicotomias como: treinamento/criação, professor/aluno, prática/teoria, fazer/pensar, são ressignificadas e repensadas como pontos confluentes na compreensão de corpo e dança que a TKV propõe. Conforme constatado em grande parte dos Festivais e Mostras Competitivas de Dança do Brasil, o modo conservador de ensino aplicado na maioria dos cursos livres de dança ainda é fortemente pautado na concepção de ensino herdada da modernidade, com base na técnica clássica, desenvolvida originalmente para o corpo europeu, na qual o processo educativo consiste na reprodução de modelos apresentados ao aluno. Portanto, propõe-se refletir sobre a importância do aprendizado da dança para a percepção singular e a contribuição do indivíduo na criação coletiva, tendo por base conceitual e prática a Técnica Klauss Vianna, cujas premissas vão ao encontro dos processos didáticos pedagógicos aplicados pelo Estúdio ID - Investiga Dança, no qual o aluno participa ativamente da construção do seu próprio aprendizado artístico.

Biografia do Autor

Carla Gontijo Campolim Moraes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pedagoga com especialização na Técnica Klauss Vianna pela PUC/SP, bailarina, professora e diretora do Estúdio ID Investiga Dança - Ouro Preto/MG.

Referências

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: Sistematização da Técnica Klauss Vianna. 2º ed. São Paulo, Summus, 2007.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo, Summus, 2012.

LUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. 1ª ed. Portuguesa: Lisboa, agosto de 2012.

NEVES, Neide. A técnica como dispositivo de controle do corpomidia. Tese (Doutorado em Comunicação e semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de são Paulo (SP), 2010.

NEVES, Neide. A “Técnica Klauss Vianna vista como sistema” em Dança e Educação em Movimento. São Paulo, Cortez Editora, 2003.

NEVES, Neide. Klauss Vianna: Estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo, Cortez, 2008.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo, Summus, 2005.

Seção
Epistemologias do Sul na pesquisa em artes cênicas e nas práticas da cena contemporânea expandida