Processos de criação compartilhada e formação teatral

  • Filipe Brancalião Alves de Moraes Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo integra a pesquisa em andamento “Processos de Criação Compartilhada e Formação Teatral” e se propõe ao estudo das implicações políticas presentes em modalidades de formação teatral estruturadas a partir dos pressupostos da criação compartilhada. Esses modos de produção foram difundidos no Brasil especialmente pelo movimento de teatro de grupo na década de 90 e deram origem às mais diversas inciativas artísticas e pedagógicas. À medida que a pesquisa se desenvolve tem sido possível observar que a opção pela criação compartilhada como eixo de um projeto pedagógico privilegia a emergência de ações criativas num espaço de aprendizagem propositadamente plural, diverso e potencialmente gerador de novas possibilidades de convívio e trocas humanas. Além disso, a busca pela horizontalidade e autoria partilhada favorece a redistribuição dos papéis ocupados pelos integrantes desse tipo de processo criativo, fomentando o exercício de valores essenciais ao convívio democrático.

Biografia do Autor

Filipe Brancalião Alves de Moraes, Universidade de São Paulo
Mestrado; Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas; ECA-USP.

Referências

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Seção
Epistemologias do Sul na pesquisa em artes cênicas e nas práticas da cena contemporânea expandida