Casa-Corpo-Cidade: recriações do vivido e micro-resistência urbana

  • Gabriela Corrêa Giannetti Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esta pesquisa em andamento busca problematizar as relações corpo-cidade como material poético e potencializador do corpo-em-arte, explorando um campo de atravessamentos não hierárquicos entre corpo, cidade e arte presencial, mobilizador de vida no espaço urbano, ou seja, produzir neste território outras possibilidades de encontros, agenciamentos e subjetividades urbanas. Para isso, propõe a criação de um campo afetivo no Largo São Benedito, localizado no centro de Campinas, unindo procedimentos da mímesis de monumentos estáticos, um braço da mímesis corpórea- (LUME-UNICAMP) e procedimentos investigados junto ao Núcleo Fuga! no Projeto cAsa– ( narrativas em deriva na 3ªa pessoa e a criação de Programas Performativos); Para mobilizar o encontro destes procedimentos com a cidade, é proposto como interlocução teórica os estudos do Grupo de Pesquisa (CNPq) Laboratório Urbano (PPG-AU/ FAU UFBA) que discutem a idéia de corpografia e micro resistência urbana; a cidade, o urbanismo contemporâneo propostos como processos de encontro; e a arte como uma possibilidade de explicitação dos conflitos e produção de devires-cidade.

Biografia do Autor

Gabriela Corrêa Giannetti, Universidade Estadual de Campinas
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena; Instituto de Artes; UNICAMP; Mestranda.

Referências

BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola Berenstein (orgs). Corpocidade: Debates, ações e articulações. Salvador: EDUFBA, 2010.

CARERI, Francesco. Walkscapes: El andar como prática estética. Trad. de Maurici Pla.Barcelona: Gustavo Gili, 2009.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, Brasil, v. 8, p. 235-246, nov. 2008. ISSN 2238-3867. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 23 nov. 2014.

HARVEY, David. A Liberdade da Cidade. Revista Urbania 3. São Paulo: Editora Pressa, 2008.

HIRSON, Raquel Scotti. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo – Campinas, SP, Tese de Doutorado – IA/UNICAMP: 2012.

Site do LUME Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - Disponível em: http://www.lumeteatro.com.br/repertorio-de-cursos/repertorio-de-cursos/mime siscorporea. Acesso em: 19 out. 2016.

MOSÉ, Viviane. Ciclo Morar- Espaços de afetos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8OZGoXZQm58. Acessado em 20 ago. 2016.

ROYO, Victoria Pérez. Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso Rev. Bras. Estud.Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 533-558, set./dez. 2015.

Seção
Poéticas descoloniais no espaço urbano/público - ocupações, deambulações, intervenções no espaço urbano/público