Do governo das patas, palmas e silêncios: uma genealogia do espectador teatral brasileiro

  • (Luiz Paulo Pimentel de Souza Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo enseja partilhar os caminhos de construção de nossa presente investigação, cuja inspiração teórico-metodológica advém do legado de Michel Foucault, e que se dedica à análise do entrecruzamento histórico entre práticas teatrais e educacionais no Brasil, por meio dos deslocamentos atribuídos por tais relações ao corpo do espectador. Mais especificamente, visa-se descrever os caminhos e torsões sofridos pela pesquisa e o pesquisador ao longo do tempo transcorrido desde seu ingresso na pós-graduação na Faculdade de Educação da USP em 2015, até o período de setembro de 2016. A pesquisa desenvolvida busca mapear processos históricos que culminaram na emergência de determinado espectador crítico e cidadão no interior das práticas teatrais brasileiras. Para isso, o trabalho traz à baila uma série de problematizações históricas a respeito dessa figura, de forma a constituir um acervo documental passível de uma análise de tipo arqueogenealógico. Nossa hipótese é a de que poderíamos observar, a partir de meados do século XIX, um processo intensivo de pedagogização do espectador e da própria cena teatral por meio da formalização de uma série de saberes regulados na relação cena-público, assim como o nascimento da demanda por determinada expertise do ser do espectador teatral. Como maneira de expandir e analisar o problema disposto, a pesquisa organiza um acervo documental composto por jornais e livros publicados entre 1812 e 1945. Sobrevém desses textos do passado a prática da pateada, desaparecida nos dias de hoje, a qual consistia num ruidoso bater dos pés a ser disparado a qualquer momento da representação por parte dos espectadores insatisfeitos em relação ao que viam e ouviam. É intuito da pesquisa analisar a pateada tanto em sua manifestação legitimada socialmente quanto no período que concerne a sua contestação e coerção policial. Recorrendo à análise da prática da pateada, objetiva-se apresentar um momento histórico em que o comportamento e a subjetividade do espectador começariam a ser regulados em direções diversas e um novo tipo de endereçamento público-cena emergiria. Assim, fazendo eco ao procedimental de pesquisa foucaultiano, trata-se de descrever e analisar a emergência de toda uma nova ordem de governo da conduta do espectador que diz respeito, em certa medida, às suas configurações contemporâneas.

Biografia do Autor

(Luiz Paulo Pimentel de Souza, Universidade de São Paulo
Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestrando em Filosofia e Educação.

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Seção
Poéticas descoloniais no espaço urbano/público - ocupações, deambulações, intervenções no espaço urbano/público