Espaços de ação e de inscrição de si

  • Cibele Sastre

Resumo

O presente texto descreve práticas performativas em contextos de ensino de dança visando repensar algumas noções hegemônicas de dança a partir das quais grande parte da teoria da dança opera: hierarquias culturais, relacionais (mestre-discípulo/professoraluno) e operacionais (técnicapresença). Extrato da Tese Entre o Performar e o Aprender, este texto concentra-se nas práticas performativas que problematizam a relação espaçocorpo e seus tecidos conjuntivos na experiência da presença, da inscrição de si e da ação dançada. Tem como foco o licenciando em dança e suas ações no espaço-corpo escolar.Tais práticas tomam por base a desmontagem de passos codificados, permeados por tarefas de movimento que visam reorientar apropriação e autonomia na relação corpoespaço na transposição do exercício de sala de aula para o espaço público urbano/ cotidiano. O termo práticas performativas opera como uma aproximação do referencial prático-teórico de dança e performance, cultivando uma apropriação corporal de ideias e gestos singulares para uma dança própria. Analisa-se os percursos de produção de si dos integrantes da pesquisa a partir de seus relatos e das noções de improvisação, espaços de ação e inscrição de si e momento intenso. A Análise Laban/Bartenieff em Movimento (LMA/BF) atua como operadora dos procedimentos de improvisação e educação somática, bem como da análise de dados produzidos pela Prática-Pesquisa inscrita na metodologia de pesquisa performativa (HASEMAN, 2015). Com aporte em autores como R. Schechner, L. Louppe, M. Godard, H. Gumbrecht, R. Laban, C. Fernandes, B. Haseman, entre outros, a pesquisa defende a formação no ensino superior como um fluxo entre performar e produzir conhecimento.

Referências

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Seção
Poéticas descoloniais no espaço urbano/público - ocupações, deambulações, intervenções no espaço urbano/público