Teatro contra a barbárie: nego fugido encontra o “agitprop” paulistano

  • Marianna Francisca Martins Monteiro

Resumo

O texto pretende estabelecer pontos de contato entre o teatro de rua, praticado por grupos teatrais paulistanos que intervêm na cidade em estreita conexão com os movimentos sociais e o Nego Fugido, que encena uma luta quilombola pelo fim da escravatura, em uma espécie de teatro de rua, representado por pescadores no mês de julho, em Acupe, distrito de Sto. Amaro da Purificação, na Bahia. A reflexão se volta para o encontro entre os grupos paulistanos e o grupo baiano, ocorrido em São Paulo, em Novembro de 2012. As discussões travadas por ocasião do planejamento do encontro bem como as resultantes cênicas, são analisadas e problematizadas tendo como pano de fundo a releitura nos dia de hoje do “agitprop” da primeira metade do século XX e o conceito brechtiano de peça de aprendizagem ou teatro didático.

Referências

BARBOSA, :Luciano C e ABRAHÃO, Mariana de Moura. A encenação da mística: o teatro épico do MST? Trabalho de conclusão de especialização, apresentado à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e à Escola Nacional “Florestan Fernandes”. Guararema, 2015.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e historia da ccultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Tentativas sobre Brecht (Iluminaciones III) Madrid: Taurus Editiones,

BENJAMIN, Walter. O MST e a cultura. São Paulo: Movimento dos Trabalhadores Rura sem Terra, 2009.

BOGO, Ademar. O vigor da mística. Associação Nacional de Cooperação agrícola, 2002.

BOGO, Ademar. A mistica: parte da vida e da luta. http://base.d-ph.info/pt/fiches/dph/fiche-dph-8237.html-. Consultado em 22 de outubro de 2016.

BRECHT, Bertold. Estudos sobre o teatro. Rio de Janeiro: Novas Fronteiras, 1978.

COSTA, Iná Camargo e CARVALHO, Dorvelo. A Luta dos grupos teatrais de São Paulo por políticas públicas para a cultura. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2008.

DESGRANGES, Flávio e LEPIQUE, Maysa (orgs), Teatro e Vida Pública - o Fomento e os coletivos teatrais de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 2012.

ESTEVAM, Douglas, COSTA Iná C. E VILLAS BÔAS, Rafael (org). Agitprop: cultura Política. São Paulo: Arte e Sociedade, 2016.

KOUDELA, Ingrid. Brecht - um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.

NASCIMENTO, Claudemiro G. do e MARTINS, Leila C. “Pedagogia da mística: as experiências do MST”. Emancipação. Ponta Grossa, 8(2): 109120, 2008. Disponível em: http://www.uepg.br/emancipacao.

ROPA, Eugenia Casini. A dança e o agit-prop. Os teatros não teatrais na cultura alemã do início do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.

SCHWARTZ, Stuart B. “Tapanhuns, negros da terra e curibocas: causas comuns e confrontos entre negros e indígenas”. Revista Afro-Ásia. 29/30

(2003), 13-40.

VIEIRA, Luiz Carlos. “A mística no MST: um ritual político “. Anais do XIII encontro da Anpuh. Rio de Janeiro: 2008.

http://www.encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1213630966_ARQUIVO_AMisticanoMST.pdf. Consultado em 21/10/2016.

Seção
Poéticas descoloniais no espaço urbano/público - ocupações, deambulações, intervenções no espaço urbano/público