Conferência-performance: para uma crítica do teatro como campo expandido

  • Marco Aurélio Pinotti Catalão

Resumo

A partir da apresentação e da análise da obra de alguns dramaturgos e encenadores ultracontemporâneos, como Christine Zeppenfeld, Jaan Sterpu, Kobayashi Chikun, Kazem Kashefi e Adam Brown, e de coletivos de criação como Los orfebres huérfanos, este trabalho tem como objetivo estabelecer uma investigação acerca dos limites entre pesquisa artística e pesquisa científica. Não apresentamos, contudo, os resultados de uma investigação prévia com dados conclusivos, mas sim uma pesquisa ainda em curso, cujo desenrolar é indissociável de seus resultados. Para tanto, a forma que nos pareceu mais adequada foi a de uma conferência-performance, dispositivo híbrido inaugurado pelas ações de Robert Morris, John Cage e Joseph Beuys nas décadas de 1950 e 1960, e que hoje é uma modalidade importante da criação e da reflexão artística contemporânea. Com características particulares, os trabalhos de Éric Duyckaerts, Joana Craveiro, Hans-Jürgen Frei, Walid Raad e Jérôme Bel participam desse gênero híbrido que problematiza as fronteiras entre crítica e invenção, cujas ações salientam ou desvelam os aspectos performativos já latentes em qualquer comunicação para um auditório: a tensão entre as informações discursivas e as informações não discursivas; o descompasso entre roteiro e execução; a incerteza da tríplice relação entre o enunciador, o enunciado e o espectador. Assim, procuramos indagar sobre o teatro em campo expandido não apenas no plano temático, mas também no plano performativo.

Referências

BONARDI, Alain; ROUSSEAUX, Francis. New approaches of theatre and opera directly inspired by interactive data-mining. In: Proceedings of the Int. Conf. Sound & Music Computing (SMC’04). 2004, p. 1-4. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.106.7566

FERRIS, Jose Luis. Miguel Hernández. Pasiones, cárcel y muerte de un poeta. Madrid, Fundación José Manuel Lara, 2016.

DRAKE, Nadia. Golden microbial art. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 110.15, p. 5738, 2013.

GALISI FILHO, José. Uma conversa entre Heiner Müller e Wofgang Heise. Magma, n. 3, p. 97-116, 1996.

GWYNNE, Peter. "Microbiology: There's gold in them there bugs." Nature 495.7440: S12-S13, 2013.

LELEU-MERVIEL, Sylvie. Nouvelles écritures de théâtre. Le texte est tout le problème... Document numérique, Vol. 5, p. 33-82, 2001.

PETERS, Sibylle. Der Vortrag als Performance. Bielefeld, Transkript, 2011.

PINOTTI, Aurélio. Algumas notas sobre a dramaturgia ultracontemporânea. Paris: Passage Rauch, 2016.

REY, Alain. Le théâtre. Qu’est que c’est?, in COUTY, D. (dir), Le théâtre. Paris: Bordas, 1980.

Seção
Dramaturgia Expandida nas Estéticas Descoloniais