Corpoespaço em movimento

  • Ana Carolina da Rocha Mundim

Resumo

Pensar na constituição de conceitos a partir da própria existência e por meio da sua materialização corporal parece ser um caminho sensato para a compreensão de que os constructos, embora apresentem uma objetividade inerente, também são permeados por experiências subjetivas. Discorrer sobre um conceito é uma tentativa de materializar em palavras um fenômeno ocorrido. Mas os fenómenos, ainda que concretos, são percebidos, analisados e estudados por corpos humanos e, portanto, cheios de subjetividade. Assim, é possível refletir sobre corpoespaço e suas múltiplas formas de conceituação, a partir da relação homem/mundo, como organismo vivo que se organiza como experiência em movimento. Não é possível propor dança, improvisação e coreografia sem pensar em corpoespaço. Os conceitos de corpo e espaço foram tratados como elementos separados por muito tempo, embora existam pensadores e pesquisadores de diferentes áreas, como filosofia e dança, que começaram a propor ambos os temas como uma unidade integrada. Historicamente, o filósofo Merleau-Ponty, por meio da fenomenologia, e o bailarino Rudolf Von Laban, são exemplos, quando se trata desta questão. Mas como nós podemos articular corpoespaço em improvisação, produzindo uma aproximação teórica, baseada em experiências práticas de dança na atualidade? A proposta desse artigo é discutir esse tema, trazendo um ponto de vista, construído na pesquisa de Pós Doutorado, realizada pela autora em 2015, na Universidade de Barcelona, que incluiu como metodologia: estudo de bibliografias, entrevistas com improvisadores e participação em workshops.

Referências

AVILÉS, Pep. El espacio como membrana. Barcelona: Mudito&Co, 2015.

MALETIC, Vera. Body-Space-Expression. Berlin; New York; Amsterdam: Mouton de Gruyter, 1987.

MANGUEL, Alberto. La ciudad de las letras: prólogo de Alberto Manguel. In: TAVARES, Gonçalo M. Los señores. Buenos Aires: Interzona, 2012.

MERLEAU-PONTY. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac &Naif, 2004.

MERLOS, Lucia B; MORA, Ana Sabrina (org.). Circulaciones. La Plata: Ediciones ECART, 2015.

MERRIMAN, Peter. Architecture/dance: choreographing and inhabiting spaces with Anna and Lawrence Halprin. UK: Institute of Geography and Earth Sciences, Aberystwyth University, v.17, n4, 2010.

PALLASMAA, Juhani. As mãos inteligentes: a sabedoria existencial e corporalizada na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2013a.

PALLASMAA, Juhani. A imagen corporificada: imaginação e imaginário na arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2013b.

TAVARES, Gonçalo. El barrio. Barcelona: editorial Planeta, 2015.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.

Referências eletrônicas

SAVATER, Férnandez. Crisis de la presencia: una lectura de Tiqqun. Espaienblanc.net/Crisis-de-la-presencia-Uma-lectura.html, 2011.

http://articles.latimes.com/1998/feb/17/entertainment/ca-19916

http://www.contactquarterly.com

Referências videográficas

ANNA HALPRIN, dancing life/danser la vie. Produção: Contredanse – Baptiste Andrien&

Florence Corin. Bruxelas: ÉditionsContredanse, 2014. 1 DVD room (375 min), color.

http://www.claragraziolino.com/es/installaciones/1961-simone-fortidanceconstructions-2/

https://www.youtube.com/watch?v=qZwj1NMEE-8

https://www.youtube.com/results?search_query=trisha+brown+documentario&spfreloa

d=10

https://www.youtube.com/watch?v=9kxWm31jh3Q

https://www.youtube.com/watch?v=1wUI7CL5jaY

Entrevistas

TOMPKINS, Mark. (jul 2015). Entrevistadora: Ana Carolina Mundim. Paris, 2015. 2 arquivos.mov (26 min cada)

Seção
Dramaturgia Expandida nas Estéticas Descoloniais