Discurso no picadeiro: o circo-teatro e a censura no Brasil na década de 1940

  • Cristina Alves de Macedo

Resumo

Nesta comunicação, tem-se por objetivo tratar sobre o Circo-Teatro, analisando a peça E o céu uniu duas almas ou Nem a morte nos separa, de Helen Fantucci de Mello, que passou pelo processo de censura vigorante na década de 1940. Nesse período, o poder público buscou regular o conteúdo dos bens culturais que a população brasileira poderia acessar, controlando o que podia ser assistido, ou não, em palcos, ruas e picadeiros, avaliando as produções em aprovada, aprovada com restrições ou não aprovada. A peça tratada nesta comunicação passou por esse processo de censura e acabou sendo reprovada para apreciação pública. Ao identificar as Condições de Produção da censura da década de 1940, buscar-se-á verificar as Formações Discursivas dos personagens da peça e do censor que realizou a avaliação, realizando um gesto de interpretação sobre como a dramaturgia do Circo-Teatro traz para cena um conteúdo discursivo que pode estimular a reflexão sobre questões de interesse da sociedade, discorrendo a apreciação sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa.

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Seção
Dramaturgia Expandida nas Estéticas Descoloniais