História oral e dramaturgia: experiências de escritura cênica a partir de relatos de artistas (e espectadores) de Porto Alegre

  • Clóvis Dias Massa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

A pesquisa investiga os usos da história oral na criação dramatúrgica, tendo como fontes orais entrevistas realizadas principalmente com artistas e também com espectadores de Porto Alegre. Utilizada não apenas como procedimento historiográfico ou como forma de produção de conhecimento, a história oral surge como princípio desencadeador da produção artística, por meio de exercícios de criação dramatúrgica e cênica. O trabalho apresenta um recorte da investigação, detendo-se na abordagem entre narrativa oral e composição cênica, ao examinar as articulações entre o épico e o dramático no jogo dos atores: a interação e a narração coletivas, a relação direta com o espectador e a atuação que se alterna entre a presentificação da narração e a representação das situações relatadas. Propõe-se a identificar os atravessamentos entre a história oral como ferramenta de potencialização das concepções dos atores sociais e as memórias dos sujeitos como possibilidades narrativas.

Biografia do Autor

Clóvis Dias Massa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Professor Associado; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pósgraduação em Artes Cênicas. Diretor e ator.

Referências

CÁNDIDA SMITH, Richard. Circuito de Subjetividade: história oral, o acervo e as artes. Tradução Fernando Cássio e Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2012.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo Performativo. Tradução de Diana González Martín e David Martínez Perucha. Madrid: Abada Editores, 2011.

HASEMAN, Brad, "Manifesto pela pesquisa performativa", in CERASOLI JR. (Org.) Resumos do 5o Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, v. 3, n. 1. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015, p. 41-53.

HAYES, Lisa. Theatricalizing Oral History: how british and american theatre artists explore current events and contemporary politics in the journey from interview to performance. Buffalo: Department of American Studies/The State University of New York at Buffalo, 2008.

MEIHY, José C.S.B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

POLLOCK, Della. Remembering: Oral History Performance (Palgrave Studies in Oral History). Nova Iorque: D. Pollock, 2005.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo III. Tradução Roberto Leal Ferreira. Campinas: Papirus, 1997.

SANT’ANNA. Affonso Romano de. Paródia, Parárase & Cia. São Paulo: Ática, 1985.

SARRAZAC, Jean-Pierre (Org.) Lexique du drame moderne et contemporain. Paris: Circé, 2010.

Seção
Dramaturgia Expandida nas Estéticas Descoloniais