Inconcluso: estudos para espetáculo irrealizável – enquadramentos para a escrita de uma dramaturgia textual em jogo

  • Eduardo de Paula Universidade Federl de Uberlândia

Resumo

A partir dos diferentes processos empreendidos para o desenvolvimento e a composição da cena, este texto busca relatar alguns vestígios do processo de criação do evento cênico “Inconcluso: estudos para um espetáculo irrealizável”, desenvolvido a partir das relações entre o jogo do círculo neutro e as noções observadas na terminologia mosaico como metáfora orientacional propiciadora de enquadramentos possíveis para a escrita de uma dramaturgia textual “em jogo”. Para o desenvolvimento de “Inconcluso”, também foram utilizadas matérias textuais extra e intra-ficcionais, tais como: conto literário, documento histórico, materiais biográficos e as orientações/descrições específicas ao jogo do círculo. Observando cena e texto como matérias interdependentes para o acontecimento teatral, é possível considerar que ambas se necessitam e confundem estritamente os traços relativos ao real e ao ficcional, colocando o campo perceptivo do espectador em condição de berlinda, ora revelando o jogo teatral de modo artificioso e assim filiando-se ao campo ficcional, outras vezes fazendo emergir questões relativas ao real ou que nele se esbarram, com isso colocando em xeque a realidade apresentada.

Biografia do Autor

Eduardo de Paula, Universidade Federl de Uberlândia
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-IARTE/UFU; Professor Adjunto. Diretor e Performer.

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Seção
Dramaturgia Expandida nas Estéticas Descoloniais