Sobrevoos e pousos sobre a dramaturgia do in bust teatro com bonecos

  • Adriana Maria Cruz dos Santos

Resumo

O presente trabalho foi realizado a partir da minha dissertação de mestrado, intitulada Sobrevoos e Pousos Sobre a Dramaturgia do In Bust Teatro Com Bonecos, finalizada em 2015, no Programa de Pós-Graduação em Artes, no Instituto de Ciências da Arte da UFPA; em movimento expandido, esta pesquisa se espalha sobre novos rizomas para meu doutoramento. A ação, enquanto pesquisa cartográfica, se expande em linhas de fuga, redimensionando o rastreio à arte teatral, que se debruça entre o humano e o boneco, como sujeitos ativos e partícipes da ação teatral. A referida dissertação consiste no rastreamento, atento à criação dramatúrgica da cena, de um grupo de Belém do Pará, atuante na cena teatral desde 1996, cujo repertório de espetáculos é sucessivamente inventado com o intuito de investigar o diálogo entre o ator e o boneco, nas suas criações, em um jogo propositalmente exposto em cena aberta para o olhar do espectador; nela há a proposição de um movimento da pesquisa enquanto expedição, com o objetivo de cartografar os procedimentos que induzem a criação do espetáculo deste grupo. Virgínia Kastrup, em Pistas do Método da Cartografia, me acompanha neste trajeto como indicadora das possibilidades de minha atenção como cartógrafa; o rastreamento, o pouso e o olhar atento à concepção de dramaturgia expandida tramam os passos para o encontro com os elementos indutores, que se apresentam como componentes da criação do espetáculo Com Bonecos e não De Bonecos e como uma proposição no território desta linguagem; a perspectiva metodológica rizomática, de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011), dá suporte à compreensão dessa poética em continuidade. Com isso, proponho um sobrevoo sobre a experiência desta dramaturgia cujo movimento se dá em direção à conexão de signos de processualidades artísticas, uma ação sobre um campo de concepções estéticas e éticas, um panorama deste platô delineado por criações de espetáculos.

Referências

ALVAREZ, Johnny. PASSOS, Eduardo. Cartografar é um habitar um território existencial. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. Porto Alegre: Sulina, 2009.

AMARAL, Ana Maria. Teatro e formas animadas - máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1996.

________________. O inverso das coisas. Móin-Móin - Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, São Paulo, n. 01, 2005.

________________; BELTRAME, Valmor. Outras práticas teatrais modernas e contemporâneas – 3. O teatro de bonecos. In: J.GUINSBURG; FARIA, João Roberto. História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva. Edições SESC SP, 2013, v. 2.

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator – um dicionário de antropologia. Tradução Patrícia Furtado de Mendonça. [S.l]: Realizações, 2012.

CARVALHO, Bernardo. Aberração. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CAVALCANTE, Caroline Maria Holanda. A interpretação com o objeto: reflexões sobre o trabalho do ator-animador. Santa Catarina, 2008. Dissertação de mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2008.

COSTA, Felisberto Sabino da. A poética do ser e não ser procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação. São Paulo, 2000. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, 2000.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed.34, 2011, v. 1.

INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 18, n. 37, jan/jun. 2012.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividades. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Org.). Porto Alegre: Sulina, 2009.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

NASCIMENTO. Paulo Ricardo. O ator inbusteiro. In: SITCHIN, Henrique. O Papel do Ator animador na Cena Teatral. São Paulo: Edição: Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, 2010.

RANGEL, Sonia Lucia. Olho desarmado: objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisnuna Design Editora, 2009.

SITCHIN, Henrique. O Papel do Ator animador na Cena Teatral. São Paulo: Edição: Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, 2010.

Seção
Dramaturgia Expandida nas Estéticas Descoloniais