Variedades oiticica: a cenografia pop-rock ambiental como experiência de uma imagem-Brasil

  • Cássia Maria Fernandes Monteiro

Resumo

Este paper analisa o projeto de “peça-livre” realizado pelo artista Hélio Oiticica intitulado “Variedades Helioiticica” em 1969. À luz de Carlson, De Certeau e de teóricos do campo dos estudos culturais, o trabalho discute o espaço performativo idealizado pelo artista. Desde o momento tropicalista, o trabalho de Oiticica se relaciona às com práticas experimentais do cinema, do teatro e da música. Nesse processo, a noção de subdesenvolvimento brasileiro é revisada possibilitando um programa performativo que discute a imagem-Brasil, aspectos comportamentais do sujeito e a inter-relação entre arte e vida. Este espaço e cena roteirizados por Oiticica anuncia sua perspectiva sobre a tomada de posição marginal (undergoundsubterranea) em diálogo com os músicos do pop-rock e do cinema underground.

Referências

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Seção
Dramaturgia Expandida nas Estéticas Descoloniais