A pesquisa de campo como prática para a criação em dança

  • Bianca Bazzo Rodrigues

Resumo

A comunicação discute o potencial educativo e criativo das composições em dança que assumem a pesquisa de campo em contextos socioculturais como prática metodológica para as criações cênicas. O experienciar as situações provenientes do ambiente vivenciado possibilita uma reestruturação física e simbólica para o artista cênico que ao receber o material humano, simbólico e afetivo da pesquisa, apreende os elementos fundamentais do campo, vistos como ignições significativas para a criação em dança (RODRIGUES G., 1997). A vivência in loco com o contexto sociocultural específico revela potências discursivas e poéticas para um ensino compartilhado e consciente das diversas instâncias construtoras de saberes e de materiais simbólicos na sociedade (ALMEIDA, 2010). Nos processos educativos, o diálogo horizontal entre os conhecimentos permite a difusão e discussão das pesquisas que investem em formação social, cultural e criação artística contemporânea de forma compartilhada. Buscando ampliar os diálogos e desconstruir hierarquias opressoras do conhecimento.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

DOMINICI, Eloisa. A pesquisa das danças populares brasileiras: questões epistemológicas para as artes cênicas. In: BIÃO, Armindo. Cadernos do GIPE – CIT: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade, n. 23, out. 2009. Disponível em: http://www.teatro.ufba.br/gipe/arquivos_pdf/cadernosgipe/Caderno%20GIPECIT%2023%20-%20com%20capa.pdf. Acesso em: 04 de nov. 2016.

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988.

LÉVI – STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. São Paulo. Ed. Nacional, 1989.

RODRIGUES, Bianca Bazzo. Crenças e quebranças de um corpo que dança: poéticas do benzimento na criação cênica. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

RODRIGUES, Bianca; MACHADO, Lara. Benza Quebranto: “O Jogo da Construção Poética” e o saber popular do benzimento. Revista Urdimento, v.1, n.24, julho/2015. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/ 14145731012 42015042. Acesso em: 02 de nov. 2016.

RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de criação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança